TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de cambio

Por:   •  12/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução do artigo

Economicamente o mundo esta interligado seja por fluxos comerciais ou financeiros, onde essas relações são de extrema importância para os países inclusive para o Brasil. A partir de estudo da chamada economia internacional (principio das vantagens corporativas), ganha destaque.

Aspecto micro econômico que procura justificar os benefícios para cada país advindos de comercio.

Aspecto macro econômico que são relativos a balanço de pagamento e taxa de câmbio.

Discussão teórica do artigo

2. Mercado de câmbio.

Disciplina as operações de compra e venda de moeda estrangeiras, as transparências internacionais em reais e as operações envolvendo ouro instrumento cambial, bem como os materiais necessários ao seu regular funcionamento.

3. Taxa de câmbio.

Define como o preço da moeda estrangeira em termos da moeda nacional ou vice-versa. A taxa de cambio pode ser expressa de duas formas a utilização de uma ou de outra depende da convenção adotada por cada país.

4. Taxa fixa.

O Banco Central fixa antecipadamente a taxa de câmbio como o qual o mercado deve operar, pelas regras fixadas pelo sistema financeiro internacional, se um país fixa, sua taxa de câmbio ele se obriga a disponibilizar as reservas para o mercado quando requisitados.

5. Taxa flutuante ou flexível.

Taxa flexível é determinada pelo mercado de divisas, ou seja, pelo mercado de demanda e oferta da moeda estrangeira, diferente do sistema de câmbio fixo, o Banco Central não é obrigado a disponibilizar suas reservas cambiais.

6. Fatores que determinam a alteração da taxa de cambio.

Quando dois países mantêm relações econômicas entre si, entram necessariamente duas moedas, exigindo que se fixe a relação de troca entre ambas.

A determinação da troca de câmbio pode ocorrer de dois modos: Institucionalmente pela decisão das autoridades econômicas com a fixação periódica das taxas, ou pelo funcionamento do mercado no quais as taxas flutuam automaticamente em decorrência das pressões de oferta e demanda das divisas estrangeiras.

A taxa de cambio está intimamente relacionada com os preços dos produtos importados e exportados, e consequentemente com o resultado da balança comercial do país.

7. Mudança de cambio pode impactar na economia brasileira.

Quando a moeda nacional está valorizada deixa o país com um poder maior de importação alavancada, as empresas que dependem de produtos importados e turismo, quando há uma desvalorização as empresas tem-se uma vantagem em exportar os nossos produtos, essa alteração de valor é de total importância podendo determinar até mesmo a falência de uma empresa.

8. Como funciona a relação de troca.

É uma relação entre o índice dos preços de exportação e o índice dos preços de importação, o que dá uma medida do poder aquisitivo das exportações de um país. Se os preços das exportações sobem mais rapidamente ou caem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com