TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercados Financeiros

Por:   •  15/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

 PORTFÓLIO

MERCADOS FINANCEIROS

E DESENVOLVIMENTO

[pic 3]

Professor responsável: António Amaral

Realizado por: Renato Rocha - Nº17 CSE

ÍNDICE

  • Introdução-----------------------------------------------------pág. 3
  • Sistema Financeiro-------------------------------------------pág. 4
  • Atividade Económica----------------------------------------pág. 4
  • O que são Mercados Financeiros-------------------------pág. 5
  • Produtos Financeiros e Mercados Financeiros--------págs. 5-6
  • Mercado de Crédito, Cambial e de Capitais------------págs. 6-7
  • Mercado Financeiro Tradicional--------------------------págs. 7-9
  • Principais Funções Económicas Desempenhadas pelo Mercado de Capitais------------------------------------------------------pág. 9
  • Mercados financeiros e desenvolvimento--------------págs. 10-11
  • Notícias----------------------------------------------------------pág. 11-13
  • Bibliografia------------------------------------------------------pág. 13-14

[pic 4]

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do sistema financeiro tem sido um instrumento relevante para o processo de desenvolvimento económico tendo como papel de intermediador financeiro e alocador de recursos escassos. Neste sentido, a importância do sistema financeiro não consiste apenas no conjunto de serviços oferecidos pelas instituições financeiras para agilizar as transações comerciais e as tomadas de decisão no mercado financeiro. A sua relevância concentra-se, principalmente, no fato de estar intrinsecamente relacionado com o nível de atividade económica ao realocar recursos entre agentes superavitários e deficitários através da concessão de crédito.

Sendo assim, compreender o papel do crédito para o desenvolvimento económico é tão relevante quanto entender o funcionamento do sistema financeiro no que se refere a aspetos como formação da taxa de juros, formas de classificação de risco e instrumentos utilizados para a sua redução e as implicações destes fatores sobre a oferta e a procura de crédito.

O portfólio está organizado por temas relacionado com Mercados Financeiros e Desenvolvimento. Numa primeira parte, é feito uma abordagem em geral do que é os Mercados Financeiros e como funcionam para que haja uma maior compreensão do mesmo.

A realização deste portfólio foi à base da internet e de jornais online.

Foi utilizado/escrito em formato digital.

[pic 5]

SISTEMA FINANCEIRO

O sistema financeiro compreende o conjunto de instituições financeiras que asseguram, essencialmente, a canalização da poupança para o investimento nos mercados financeiros, através da compra e venda de produtos financeiros.

Estas instituições asseguram um papel de intermediação entre os agentes económicos que, num dado momento, podem assumir-se como aforradores e, noutros momentos, como investidores.

[pic 6]

ATIVIDADE ECONÓMICA

As sociedades inventaram a moeda para facilitar a atividade económica. A moeda permite que alguém ceda algo sem que tenha que receber em troca um produto específico. A moeda e os sistemas de pagamentos permitem que as pessoas se desloquem para locais distantes durante longos períodos, do mesmo modo que permite que as empresas façam negócio com outras empresas que operam em locais longínquos.

Finalmente, a moeda permite também, que o excesso de recursos (poupança) de determinado agente económico – indivíduos, famílias, empresas - possa ser canalizado para outros agentes económicos que deles necessitem (investimento). Esta operação, por um lado, possibilita a quem aplica os recursos ter um rendimento no futuro e, por outro lado, incrementa o investimento e o empreendedorismo.

O sistema financeiro, e neste, os bancos, desempenham um papel crucial em tudo o que diga respeito à utilização da moeda pela economia.

Os bancos asseguram o funcionamento dos sistemas de pagamentos o que permite que os mercados locais desenvolvam a sua atividade e que os particulares e as empresas se desloquem e atuem respetivamente em locais distantes. A inexistência de um sistema bancário bem estruturado não permitiria a circulação da moeda, sendo também mais difícil a criação de mercados de bens e serviços, bem como a circulação de pessoas e bens. Os bancos são também fundamentais na intermediação financeira, isto é, recolhem a poupança de quem possui recursos excedentários e disponibilizam esses recursos a quem deles necessita. Sem esta operação, a capacidade de investir dos particulares e das empresas ficaria muito limitada.

O QUE SÃO OS MERCADOS FINANCEIROS

O mercado financeiro faz a ligação entre as pessoas ou empresas que têm dinheiro e as pessoas ou empresas que precisam de dinheiro. Para que isto ocorra é preciso um intermediário - os bancos. O mercado financeiro leva o dinheiro de quem tem para quem não tem, cobrando uma taxa que chamamos juros. Ou seja, é o mercado onde os recursos excedentes da economia (poupança) são direcionados para o financiamento de empresas e de novos projetos (investimentos).[pic 7]

PRODUTOS FINANCEIROS E MERCADOS FINANCEIROS

A poupança é, numa primeira fase, aquilo a que chamamos dinheiro (moeda). Se os aforradores guardarem a sua poupança e não a canalizarem para o investimento, por exemplo, guardando-a em casa ou num cofre, esta não desempenha o seu papel de financiamento da economia. Além disso, devido à inflação, essa poupança vai perder valor. Ao contrário, se os aforradores confiarem as suas poupanças ao sistema financeiro, não só vão ajudar a financiar a economia, como obtêm um rendimento (uma rendibilidade) que lhes vai permitir manter ou aumentar o valor da sua poupança. O sistema financeiro vai transformar as poupanças em produtos financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (936.1 Kb)   docx (739.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com