TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mestrado em Gestão e Auditoria Ambiental

Por:   •  1/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

         MA013 – ECONOMIA E MEIO AMBIENTE        

Programa de estudos: Mestrado em gestão e auditoria ambiental

Nome completo: Eliamar Pereira de Oliveira

Data: 01/02/2023

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Instruções

[pic 4]

Tenha em consideração que os artigos e casos de referência podem servir como material de consulta e ampliar sua visão sobre o tema comentado.

A extensão de suas reflexões deve ter um mínimo de 750 palavras.

Poderá realizar sua exposição escrita respondendo esquematicamente às perguntas ou tomando-as como guia para realizar um ensaio aberto.

[pic 5]

Enunciado

[pic 6]

Para realizar o caso prático se recomenda encarecidamente que se leia as instruções apresentadas no início deste documento.

Atribuindo como referência a comunidade de sua residência, vamos supor que as autoridades decidam pela construção de um espaço verde de uso público, que será destinado à recreação e que, além disso, cumprirá uma função de habitat para espécies nativas. Somado a isso, a população terá a possibilidade de interagir e conhece-las desfrutando de um lugar de lazer e descanso.

Dado que o parque implicará em custos para o Estado, será proposto um aumento nos impostos para resolver o problema, por isso, será realizada uma pesquisa com a população local a fim de conhecer a disponibilidade para pagar por este empreendimento.

As respostas afirmativas para cada imposto são:

Preço

0

10

50

100

Disponibilidade

1

0,8

0,3

0

CASO PRÁTICO

[pic 7]

Questionário

[pic 8]

Considerando as questões levantadas, solicita-se:

  1. Trace a disponibilidade de pagamento da população em função do imposto a pagar.

  1. Partindo do ponto em que o custo político da decisão será assumido somente se 60% da população estiver de acordo, qual seria o valor do imposto tributável?
  2. Elabore alternativas de promoção do investimento que poderiam fazer variar a opinião pública.

A disposição a pagar de um individuo defini-se com a quantidade maxima de dinheiro

(recursos liquidos), que este estaria disposto a pagar por um bem ambiental ou por uma garantia de um projeto de melhoria mabiental. Consiste em entender qual quantidade de dinheiro seria paga por uma floresta, por aquele trecho de rio ou por 10m de ar não contaminado? A quantidade paga denomina-se “variação compenatoria”.

Vemos aqui que o Custos Marginais Público, implica em aumenta a medida que aumenta a proução de auguma execução a nivel de produção. O CMP, são os custos reais que representama atividade para a sociedade (coletividade). Indluindo os custos privados e os custos externos. Se a obra maximizar seu beneficio, produzirá onde o CMP for igual ao IMA (ingresso marginal), pois o otimo da produção empresarial será q^, sem duvida o otimo social encontrasse no ponto de coincidencia entre CMS (custos marginais sociais) e o IMA (ingresso marginal), ou seja, o otimo de produção social qs.

     PREÇO[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]

 

[pic 26]

Curiosamente, é esta “capitalização” das características da propriedade imobiliária, sejam estruturais, sejam espaciais, sejam ambientais, sejam sociais, sejam acessibilidades, no preço da propriedade, que convida a reflectir a escolha pública numa outra dimensão. Efectivamente, por essa via, as escolhas resultantes do processo de decisão política acabam reflectidas no preço da propriedade. Definitivamente, os valores da propriedade, no quadro deste procedimento, acabarão afectados por realizações de escolha pública que potenciem (ou não) acessibilidades, que descongestionem (ou não) serviços de saúde, de segurança e de educação, que (re)qualifiquem (ou não) os espaços urbanos, que reduzam (ou não) a tributação fiscal, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (161.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com