TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivos que Levam as Empresas a Iniciar o Processo de Internacionalização

Por:   •  4/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Quando um negócio atinge seu máximo de crescimento com a utilização de seus recursos atuais, o que foi definido no planejamento estratégico, ele tende a buscar novas opções para geração de lucros. A busca por novas opções para gerar lucratividade não se baseia apenas em questões de sobrevivência, mas também no destaque diante da concorrência.

Quando empresa opta pela internacionalização e já tem suas definições (país, características relevantes...)é necessário definir a forma como esta internacionalização se dará. As opções desse processo passam pelo estabelecimento da relação risco-investimento que será assumida, pois quanto maior o investimento dedicado a este processo, maiores serão as expectativas de sucesso, porém com um maior nível de risco assumido.

Alguns motivos que levam as empresas dar início ao processo de internacionalização são:

Oportunidade de mercado: Quandosão vislumbradas oportunidades de novos negócios no exterior. Por exemplo: quando tendências beneficiam seus produtos no exterior, quando é percebida a demanda por seus produtos em mercados estrangeiros ou até mesmo quando se percebe a ausência de concorrência no mercado dos outros países.

Economia de escala: Com a ampliação da atuação da empresa, se torna maiora possibilidade de obtenção de descontos (quando comprar em escala) e melhores condições de crédito de fornecedores.

Sazonalidade: Para as empresas, a internacionalização também é uma opção quando seus produtos estão presos à sazonalidade do mercado interno, pois ao expandir fronteirasa organização pode ter um maior rendimento no processo de vendas.

Diversificação do risco: Ocorre para diversificar o risco da empresa. Ao optar pela internacionalização, as empresas se tornam mais imunes às mudanças nas tendências de consumo para cada um dos mercados atuantes e também são menos prejudicados por fatores externos que interferem no comportamento do consumidor e na compra de seus produtos (mudanças nas taxas cambiais, recessões, turbulências políticas, desastres naturais, mudanças nas taxas de juros e etc.).

Concorrência: Pode ocorrer de a empresa obrigar-se a iniciar com a internacionalização, pois é o que seus concorrentes estão fazendo. Aderir a esta estratégia pode ser uma resposta a um concorrente que iniciou suas operações no mercado interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com