TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças organizacionais

Tese: Mudanças organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

O gerenciamento da mudança organizacional é o processo de reconhecer, guiar e administrar essas emoções e reações humanas, de modo a minimizar a inevitável queda de produtividade que geralmente acompanha as mudanças.

2. Desenvolvimento

2.1.Mudanças Organizacionais

Mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias projetadas para re-alinhar a organização com as constantes mudanças nas demandas de seu ambiente de negócios, ou que queira conquistar novas oportunidades de negócios.

A mudança organizacional abrange a introdução de novos processos, procedimentos e tecnologias, talvez desconhecidos, que constituem uma abordagem diferente daquilo que as pessoas envolvidas geralmente consideram como a forma tradicional, prática e familiar de realizar seu trabalho. Assim, do ponto de vista individual, a mudança pode causar emoções e reações que vão do otimismo ao medo, podendo incluir ansiedade, desafio, resistência, ambigüidade, energia, entusiasmo, incapacidade, receio, pessimismo e motivação.

2.2.Gerenciamento de Mudanças Organizacionais

O gerenciamento da mudança organizacional é o processo de reconhecer, guiar e administrar essas emoções e reações humanas, de modo a minimizar a inevitável queda de produtividade que geralmente acompanha as mudanças.

2.3.Comportamento

Organizações são sistemas humanos e sua estrutura de sistemas inclui a visão de mundo, as crenças e os estilos de pensamento de seus líderes e participantes.

Mudar o comportamento organizacional requer mudar o sistema de crenças de seu pessoal. Este processo de mudar crenças é chamado de aprendizado. O aprendizado eficaz exige comunicações claras e abertas para toda a organização. O desempenho organizacional depende do comportamento humano e a melhoria de desempenho requer mudança de comportamento. Portanto, a reestruturação organizacional deve ter como meta fundamental possibilitar comunicações claras e abertas, que permitam o aprendizado organizacional e esclareçam a responsabilidade pelos resultados.

Como o mundo encontra-se em contínua mudança, torna-se necessário um contínuo aprendizado organizacional para manter-se atualizado. Organizações que não conseguem ou não querem aprender, fatalmente irão tornar-se obsoletas.

Os líderes devem periodicamente examinar a estrutura organizacional de sua empresa, para assegurar-se de que ela continua a proporcionar clima para o aprendizado organizacional. Os pontos de alavancagem nas organizações são as crenças e a visão de mundo de seus líderes e administradores. O sentido de propósito, de visão e o compromisso da liderança de uma organização desempenham papel crítico nos resultados que ela pode alcançar.

2.4. REAÇÃO À MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Apesar de reconhecidamente relevantes para a sobrevivência da organização, as mudanças causam os mais diferentes tipos de reação dos atores organizacionais. Essas reações variam de adesão imediata à proposta de mudança, à resistência completa a qualquer tipo de mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com