TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de trabalho em OSM

Tese: Métodos de trabalho em OSM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

Organização Sistemas e Métodos

3º Período de Administração

Unidade I – Métodos de Trabalho em OSM

ESTUDO DE FLUXOGRAMA

Conceitos de Fluxograma

É uma figura esquemática, com indicações passo a passo, usada para planejar etapas de um projeto ou descrever um processo que está sendo estudado.SCHOLTES:1992

Ë o gráfico que representa o fluxo ou rotina de um serviço, mostrando todas as suas fases ou etapas. SILVA:1996

É uma representação gráfica de um processo ou de um sistema. Basicamente trata-se de um sistema. Basicamente, trata-se de um sistema constituído de três partes distintas: entrada, processamento e saída. FRANZONI:1996

Ë um gráfico destinado a representar fluxos ou movimentos e rotinas de um serviço, setor ou departamento, indicando as diversas operações através de quem faz, o que faz, como faz e a quem transfere o procedimento para que a tarefa ou rotina tenha prosseguimento. SINCLAYR:1999.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO FLUXOGRAMA

Vantagens Desvantagens

Permite uma identificação visual de documentação, operações e controles do sistema administrativo.

Descreve qualquer tipo de rotina desde a mais simples à mais complexa.

Permite a visão global do sistema administrativo que está sendo estudado.

Restringe a quantidade de interpretações, devido á padronização dos símbolos a serem utilizados.

Auxilia na análise de modificações, exibindo os pontos de alteração de forma clara e imediata. Impede a percepção das implicações técnicas com outras ferramentas, caso seja freqüente o uso de um só fluxograma.

Não detalha a realidade com o envolvimento das pessoas que fazem o sistema vivo e dinâmico, por ser apenas um modelo, um diagrama.

Representa desperdício de tempo quando elaborado manualmente, sem o auxilio de um software específico para computador.

Oferece o risco de omissão de pequenas informações, muitas vezes cruciais para o sistema.

Pode ter interpretação restringida somente a quem o elaborou, caso a empresa seja flexível e autorize cada auditor a criar e acrescentar seus próprios símbolos no fluxograma.

Fonte: Balestero-Alvarez(1997:246)

IMPORTANTE:

Fluxograma é a técnica mais empregada e que mais auxilia o Analista de OSM. Sua finalidade é a de descrever a ordem de execução de um trabalho num sistema (seja operacional, industrial, processos de informações ou documentos) ou então uma determinada parte ou o todo da lógica. Dever conter :

Cabeçalho; deve ter informações para identificar claramente ao que se refere, incluindo nome do projeto, nome, data, quem elaborou e outras que sejam realmente necessárias. Ex. legenda

Tipos:

Fluxograma Vertical – para pequenas atividades de até 30 passos e não envolvendo ma is que três áreas.

Fluxograma Horizontal – indicado para atividades complexas com mais de 30 passos ou envolvendo mais de três áreas.

O fluxograma é a representação gráfica do movimento de operações, pessoas, documentos ou materiais de forma lógica e seqüenciada.

Todo fluxograma deve apresentar a data, desenhado por, legenda e usar os verbos na 3º pessoa do singular do presente do indicativo Ex. Guarda, ou no infinitivo impessoal Ex. Guardar

O Fluxograma é um instrumento de compreensão análise e planejamento dos processos organizacionais. O Fluxograma descreve a seqüência do trabalho envolvido no processo, passo a passo, e os pontos em que as decisões são tomadas. É uma ferramenta de análise e de apresentação gráfica do método ou procedimento envolvido nos processos.

O Fluxograma visa identificar claramente os passos da execução do processo ,ou seja de tornar visível o método. Seu objetivo básico é descrever todos os eventos, no maior nível de detalhe possível, que ocorrem na empresa de uma forma geral. Assim, representa: áreas , atividades, formulários, decisões, níveis hierárquicos, fluxo de informações, enfim toda e qualquer variável que intervenha num determinado circuito empresarial.

É uma ferramenta analítica, de fácil visualização, reduz a quantidade de explanações narrativas, retira todas as inferências , é lógica, clara e concisa.

SIMBOLOGIA BÁSICA:

Símbolo Significado Verbos mais usuais

OPERAÇÃO Executar, criar, produzir, divulgar, copiar, publicar, inserir, incluir, digitar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com