TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções de macroeconomia

Por:   •  2/2/2016  •  Resenha  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

1)A macroeconomia trata da estrutura institucional de sistema bancário, as políticas econômicas que o governo utiliza para controlar o sistema econômico, estuda o Tesouro Nacional, ou seja, a economia e o mercado como um todo. A microeconomia, por sua vez, trata do funcionamento de um mercado de um determinado produto ou grupo de produtos. Então, usando as teorias microeconômicas, pode-se desenvolver um plano de operação de uma empresa, por exemplo, ao se saber das visões políticas do governo fornecidas pela macroeconomia

2) A expressão latina coeteris paribus significa tudo o mais constante. Os economistas recorrem a essa expressão quando querem avaliar o efeito de uma determinada variável sobre a demanda ou oferta de um produto. Como a demanda e a oferta deste resulta de uma combinação de varias variáveis, se quisermos estudar o efeito da mudança de uma delas, devemos deixar as outras constantes.

3)O fator capital é um fator de produção que corresponde ao conjunto dos edifícios, maquinas, equipamentos e instalações que a sociedade dispõe para efetuar a produção. Se associa a investimento e acumulação porque para produzir determinado produto necessita-se de um certo investimento, uma certa reserva de dinheiro para ser investido em maquinarias. E o resultado disso é uma alta produção, que significa acumulação de capital.

4) A curva de possibilidades de produção é a fronteira máxima que a economia pode produzir, dados os recursos produtivos limitados e a tecnologia. Permite ilustrar como a limitação de recursos produtivos leva à necessidade de a sociedade fazer opções entre as alternativas de produção. O pleno emprego dos fatores de produção é quando todos os fatores de produção disponíveis em uma empresa, como trabalhadores e maquinas, estão sendo utilizados de forma mais eficiente possível para uma produção.

5)Um caso em que o Governo deve analisar o Custo de Oportunidade é no caso de ele vem tendo uma certa quantidade de dinheiro sobrando por mês e esse dinheiro vem sendo usado para pagar partes da dívida externa. Porém , se o Governo quiser mudar e, além de pagar uma parte da dívida, aplicar parte do dinheiro em um fundo financeiro para fazê-lo render, deve analisar o Custo de Oportunidade, porque a cada mês que ele deixa de pagar uma quantia considerável da dívida, incide juros sobre a mesma, que talvez pode não compensar em relação ao lucro obtido no fundo financeiro.

Um outro caso é se o Governo estimule a produção de milho no centro-oeste do país. Quanto mais milho um produtor for cultivar, menos soja ele vai produzir. Talvez o preço do milho produzido no lugar das sojas não compense o lucro que teria ao produzir e vender somente a soja.

6) A indústria automobilística para minimizar seus custos de produção produz componentes intensivos em mão-de-obra em um país em que a mão-de-obra é abundante, o que permite a essas empresas a contratarem funcionários com uma remuneração não tão alta. E ela produz componentes intensivos em capital nos países em que possui uma boa tecnologia, bons equipamentos, etc.

7)Aumento na renda ---- 20 %..... Aumento na demanda – de 3 pra 5 – 66,67%

Er = 66,67/20 > 1 ===> Bem de luxo -

8) Porque a partir do conhecimento da elasticidade, o engenheiro poderá prever se o produto terá uma demanda elástica ou inelástica quando o mesmo for vendido com um reajuste. Isso depende da disponibilidade de bens substitutos, da essencialidade do bem e da importância relativa desse bem no orçamento do consumidor.

9) A pasta de dente tem uma demanda inelástica porque é um bem essencial, um produto de primeira necessidade. Também porque o preço da pasta de dente não é caro, ou seja, até um certo aumento no preço dela ainda será um produto com um peso baixo no orçamento. Por causa disso, um aumento no preço da pasta de dente diminuirá pouco a demanda pela mesma, o que a torna inelástica.

10)As 5 principais variáveis que afetam a demanda por um bem ( bem X ), é o preço desse bem, a renda do consumidor, o preço do bem substituto, o preço do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com