TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Actual Sistema de Educação

Por:   •  12/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.595 Palavras (19 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução

O actual sistema de educação tem sido nos últimos tempos o tema de debate em várias instâncias da sociedade. Como resultado disso notam-se inúmeras rectificações curriculares, novas metodologias de trabalho, métodos e técnicas de ensino. Facto que, onde há alterações num determinado processo, as consequências que as advêm são notórias, seja pelo procedimento metodológico (por parte do corpo docente), falta de material didáctico actualizado para tal e mais consequências.

É certo que aprender envolve processos complexos e determinado número de condições, de forma que os conteúdos cheguem ao aluno de uma forma racional e ordenada. Por isso, nesse processo de ensino e aprendizagem a presença do aluno é imprescindível, e este por sua vez os conteúdos e finalmente o professor.

Mas este último elemento, segundo Piaget acha que o papel dele não é muito relevante para o desenvolvimento das capacidades da criança, acha ele que é importante a criação de condições favoráveis no seu meio ambiente, para que ela descubra e construa o seu próprio saber.

Entretanto, Vigtsky acha que embora a teoria de Piaget seja toda verdadeira, o papel do professor é indispensável na medida em que, para que a criança tenha grande domínio, é importante que ela saiba argumentar as suas ideias. É necessário que se exija a verbalização das suas ideias.

Em plena vista de estudo (exercício sociológico) na Escola Secundária de Teacane, nas turmas das 10asclasses, os alunos mostraram inúmeras dificuldades na resolução de alguns exercícios, isto no período da correcção de fichas de exercícios. Esta constatação agravou-se quando o pesquisador elaborou um exercício, onde num dos números do enunciado pedia-se para identificar os sinais de pontuação que estavam patentes no texto, que muitos dos alunos tiveram enormes dificuldades em resolve-las. Razão pela qual, suscitou a necessidade de desenvolver um estudo ou pesquisa científica com o tema: Dificuldades que os alunos da 10aclasse têm no uso dos sinais de pontuação, caso específico da Escola Secundária Teacane.

I. Capítulo

1. Tema

Na perspectiva de LAKATOS & MARCONI (2005:220) o tema corresponde ao “assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo autor, de sua curiosidade científica por desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou de teorias”.

Neste contexto, constituindo a dificuldade, ainda sem solução, que é para determinar com precisão, para entender, em seguida, seu exame, avaliação crítica e solução, o presente projecto de pesquisa tem como tema: “Dificuldades que os alunos da 10aclasse têm no uso dos sinais de pontuação, caso específico da Escola Secundária Teacane”.

1.1.Delimitação do tema

O problema que se propõe a sua investigação constatou-se no 2º trimestre de 2015, na Escola Secundaria de Teacane, bairro de Natikiri, no Posto Administrativo de Natikiri, no Município de Nampula. Nesse período, o autor esteve a realizar uma visita de estudo no âmbito sociológico. Em plena participação de aulas de Português realizaram-se certos exercícios de aplicação, do uso de sinais de pontuação em que alguma alínea pedia-se para identificação de sinais de pontuação patentes e o seu emprego.

Foi desta maneira que o autor observou e analisou detalhadamente a forma de como os alunos da 10aclasse/turma:A1 resolviam este tipo de exercícios, chegando a concluir que a maioria daqueles alunos tem enormes dificuldades no uso de sinais de pontuação.

O estudo estará delimitado para o 1o Ciclo do Ensino Secundário Geral, mas concretamente nas 10ªs classes desta Escola, apenas na disciplina de Matemática.

1.2.Problematização.

Nos últimos anos, a província e cidade de Nampula tem registado um crescente número de Escolas de nível Secundário, como resultado do crescimento populacional e das migrações populacionais.

A Escola Secundária de Teacane, situa-se na zona periférica da cidade de Nampula, mas concretamente no bairro de Natikiri, posto administrativo urbano de Natikiri, tem minimizado a problemática da elevada procura de vagas de ingresso por parte dos Estudantes desta praça. Leccionando-se o primeiro e o Segundo ciclos do actual Sistema Nacional de Educação.

Assim, a pesquisa tem como problema: Os alunos das 10asclasses da Escola Secundária de Teacane não usam perfeitamente os sinais de pontuação.

1.3.Justificativa

“A justificativa consiste numa exploração suscita porém completa das razões de ordem teórica e de motivo de ordem prática que tornam importante a realização das pesquisas”. LAKATOS e MARCONI (2001:103)

São várias as razões e motivos que levam o autor a propor este tema, uma delas é a importância e o rigor linguístico no uso de sinais de pontuação a partir da 10aclasse. Como é bem sabido que o processo de ensino e aprendizagem é a prior complexo, como resultado das inúmeras condições que o mesmo impõe, e em particular ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa como uma ciência de carácter interactiva, que contrariamente as outras ciências naturais que são submetidas a experiencias laboratoriais, ela escusa-se das experiencias aceitando apenas demonstrações.

A superlotação das turmas é outro aspecto que deixou o autor espantado, pois neste Estabelecimento de Ensino, há turmas que atingem os cerca de 80 alunos, número este, que é um absurdo e constrangedor ao desempenho das competências e ao alcance dos objectivos educacionais por parte dos alunos assim como do professor. Principalmente no período das avaliações, pois, a avaliação é sem dúvidas um processo de comparação entre os objectivos traçados e os resultados alcançados, que após uma análise e interpretação dos resultados obtidos, chega-se a tomada de decisões do processo de ensino e aprendizagem. No concernente a aplicação perfeita ou não dos métodos, técnicas e metodologias de ensino e aprendizagem.

Por estas e outras razões, em particular na tentativa de contribuir para a melhoria e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, o autor sentiu-se obrigado a dar avante uma pesquisa científica, com o propósito de fazer um estudo aprofundado do tema em referência, que espera-se ser de extrema importância a comunidade académica em particular e ao resto da sociedade no geral.

1.4.Objecto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com