TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  28/11/2021  •  Monografia  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN

CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DOCENTE: MARCUS VINÍCIUS DANTAS DE ASSUNÇÃO

DISCENTES: JOÃO MÁRIO SILVA DA COSTA E MARTA LÍGIA CARNEIRO DE BRITO

Considerando a importância que tem um engenheiro de produção para a sociedade do conhecimento, eleja uma das subáreas da engenharia de produção e, associado à uma subárea da área ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL, apresente uma ação/solução que um engenheiro de produção poderia apresentar a uma organização de modo a beneficiar a sociedade. A atividade deverá ser desenvolvida em duplas e entregue até às 23h59 do dia 06.08.2021.

Análise e Prevenção de Riscos de Acidentes e Responsabilidade Social Organizacional

“Responsabilidade Social é um conjunto de ações adotadas e realizadas pelas empresas visando o bem estar da sociedade, e uma maior lucratividade, ou seja, é quando uma empresa decide cooperar para melhoria de uma sociedade, em um aspecto geral”.  (QUEIROZ, ESTENDER, GALVÃO, 2014)

Quando pensamos em Responsabilidade Social Organizacional, nossos olhos se voltam para uma demanda que reflita de alguma forma na sociedade. Essas ações podem ir desde um projeto social até o cuidado com o meio ambiente. O final do ciclo (se assim podemos chamar), seja ele qual for, é sempre o mesmo: o ser humano. Nos dias atuais, cada vez mais as empresas vêm investindo e criando estratégias que reflitam positivamente perante à sociedade. Com o passar dos anos, as organizações estão cada vez mais preocupadas com o que tendem a entregar para a sociedade, mas não pensando apenas no que diz respeito à fabricação de um produto ou à entrega de um serviço, mas sim como podem desenvolver o meio no qual estão inseridas.

A partir do momento em que promove ações, tanto no âmbito interno quanto externo, esse assunto também é visto como uma estratégia de mercado para obter reconhecimento perante a sociedade. Do lado interno, ele está associado aos colaboradores e todas as pessoas que participam de alguma forma do resultado da empresa. A visão do lado externo, por sua vez, leva em consideração a consequência das ações, como elas podem afetar o ambiente e as pessoas que estão inseridas nele.

        

A realização dessa atividade nos fez lançar olhos a um recém episódio ocorrido em terras potiguares. Para sermos mais específicos, em terras são-gonçalenses. O desabamento de um galpão, que estava sendo construído para abrigar uma fábrica de estofados, feriu trabalhadores da obra e, fatalmente, tirou a vida de um deles.

E o que as duas coisas têm em comum?

Promover um ambiente seguro para os funcionários, é contribuir não só com seu bem-estar, mas com o de toda sua família e dos que o cercam. Quando vimos que a fábrica empregava pessoas da comunidade local e que, portanto, estava de certa forma inserida no cotidiano dessas pessoas, chegamos à conclusão de que, pensar na segurança dos que ali estavam trabalhando seria pensar na comunidade como um todo, promovendo uma relação de confiança com o entorno do empreendimento.

Portanto, nossa ideia, enquanto futuros engenheiros de produção, seria fomentar e fiscalizar, de forma mais rígida, a Análise e Prevenção de Riscos e Acidentes. Como? A começar por buscar profissionais capacitados e a compreender a qualidade dos materiais utilizados na obra. Compreender os processos e as etapas, são fundamentais para otimizar e garantir a boa execução dos serviços. O funcionário sabe manusear corretamente os maquinários disponíveis? Os equipamentos de segurança são de boa qualidade e apresentam bons estados para determinada função? As normas estão sendo seguidas, são algumas das perguntas que precisam ser feitas (e respondidas).

Não é difícil imaginar que alguns fatores contribuíram para o insucesso da construção do galpão em questão. Aqui, não pretendemos fazer um julgamento precipitado, mas levantar hipóteses do que pode ter ocorrido no acidente. Quando uma empresa se instala em um ambiente rural, ou em local mais distante dos grandes centros, é muito provável que aconteçam algumas irregularidades que podem comprometer o bom andamento da obra, tais como: trabalhadores com horas extras em excesso, subcontratação de mão-de-obra, e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com