TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA

Trabalho acadêmico: O CONCEITO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

2.1 CONCEITO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA 4

2.1.1Teórico que desenvolveu.................................................................................... 5

2.1.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo..........................................................5

3. Conceito de patrimônio.............................................................................................7

4. Fontes (origens ) de recursos.................................................................................. 7

4.1. Capital social.........................................................................................................7

4.1.1. Capital de terceiros.............................................................................................7

5. ANALISE DE MERCADO.........................................................................................7

6. DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO.............................................8

7. ESTRUTURA DE MERCADO..................................................................................8

8. CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL..................................................................................9

9. CONCLUSÃO........................................................................................................10

REFERENCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO:

O objetivo desse trabalho e poder mostrar melhor o contexto empresarial. Como é constituído e quem pode ser um empresário. A partir do mesmo teremos uma visão mais clara e informações sobre como a contabilidade pode contribuir a serviços das empresas. Nós temos presenciado uma enorme mudança na área econômica nos últimos anos. Cada vez mas empresas pequenas e medias surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Quanto mais a um crescimento dessas empresas, as dificuldades vão surgindo, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender essa nova área empresarial atualmente proporciona uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS –

Para Fayol as funções administrativas. Na Época, a necessidade era realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão. Esse foi um passo importante para que a administração pudesse ser encarada como profissão. As funções administrativas se dividem em: Planejamento, organização, direção e controle.

-Planejamento: Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa ira se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

-Organização: Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa.

-Direção: A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Aqui entra o papel da liderança que deverá motivas os indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação.

-Controle: O controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação, comparando o planejado com o que está sendo realizado. A partir da observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos.

2.1.1 Teórico que desenvolveu-

Enquanto Taylor possuía um olhar mais mecanicista voltado à área de produção, Fayol possuía uma visão mais orgânica da organização. A palavra orgânica define bem a visão de Fayol, pois ele via os diferentes órgãos da empresa de uma forma muito anatômica, por isso foi chamado de o anatomista das organizações. Ele definiu cinco elementos básicos do processo administrativos, utilizados ate hoje, que são: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Esses elementos fazem parte das funções administrativas que podem ser encontradas não só nos níveis hierárquicos mais altos, mas também proporcionalmente em outros níveis.

2.1.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo-

Devemos lembrar que, na época na qual Taylor desenvolveu a sua teoria, a principal preocupação era aumentar a produtividade obtida por meio do novo modelo de trabalho, que atualizava a máquinas como principal diferencial, aliás, as máquinas trouxeram justamente o aumento de produtividade. Taylor acreditava no aumento da produtividade como ferramenta para melhorar a vida das empresas e, conseqüentemente, dos funcionários, pois com a produção elevada os funcionários também teriam salários maiores. O mercado também ganhava, pois os clientes poderiam ter acesso a produtos de melhor qualidade com custo reduzido.

Em 1978, agora trabalhando na Midvale Steel Company, Taylor observou o seguinte:

- O pagamento dos operários era feito por dia de trabalho e operários menos produtivos ganhavam o mesmos que operários mais produtivos, fazendo com que eles se acomodassem.

- Ao mesmo tempo em que os padrões procuravam ganham o Maximo, os operários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com