TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Café Brasileiro e o Mercado Global do Café

Por:   •  20/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

A história do café se mistura com a história do Brasil diversas vezes de uma forma bem homogênea. O grão trazido por Francisco de Melo, em 1727, durante um longo período foi a principal riqueza do país, chegando a integrar 70% do valor das exportações brasileiras. Embora a participação do Brasil no mercado global do café tenha diminuído ao longo do tempo, a commodity é um expressivo gerador de divisas, ainda nos dias atuais.

O Porto de Santos, presente na referência iconográfica e ponto final da linha ferroviária Santos-Jundiaí foi um dos grandes responsáveis pela melhora do escoamento do grau, possibilitando um transporte mais regular, com menos riscos e maior grau de eficiência, impulsionando a expensão da cafeicultura e viabilizando o escoamento da produção. Com isso, o comércio e a exportação do café passaram a ser centralizados em Santos.

Apesar do crescimento da participação do café brasileiro no mercado global, a ausência de uma política de comércio internacional consistente do país determinou uma tendência de queda de participação do Brasil nas exportações mundiais.

Contudo, apesar dos problemas históricos no que diz respeito a política de comercial internacional, superprodução e estratégias mal sucedidas no controle de preços, o Brasil permanece firme como um dos principais exportadores de café. Parte desse título dá-se pelas vantagens competitivas brasileiras em produtos do agronegócio, que ocorrem pelo conjunto de diversos fatores, tais como o clima propício, o investimento em tecnologia agrícola, a disponiblidade de terras agriculturáveis ferteis e de alta produtividade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SIQUEIRA, T. V. de. A cultura do café: 1961-2005. In: BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 22, set. 2005.

MATOS, Maria Izilda Santos de. Santos, o porto do café: cidade, cotidiano e trabalho. Estudos Ibero-Americanos PUCRS, v. XXX, n 2, [S. l.], p. 9-24, dez. 2004.

VEGRO, Celso Luis Rodrigues. Competitividade da indústria brasileira de café. Informações Econômicas, SP, v.24, n.2, fev. 1994

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com