TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clipping Analítico

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH

ARTHUR VINÍCIUS HENRIQUES MIRANDA

GUSTAVO VERSIANI COSTA

VICTOR DUARTE FREITAS

CLIPPING ANÁLITICO

Belo Horizonte

2017


ARTHUR VINÍCIUS HENRIQUES MIRANDA

GUSTAVO VERSIANI COSTA

VICTOR DUARTE FREITAS

        

CLIPPING ANÁLITCO

Trabalho de Graduação apresentado ao curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário - UniBH, com o objetivo de assimilar e aplicar os conhecimentos da disciplina de Economia.

Orientadora: Silvânia Maria Carvalho de Araújo

Belo Horizonte

2017

INTRODUÇÃO

O trabalho relativo ao Clipping Analítico tem como objeto contextualizar a teoria econômica na realidade econômica através de fatos econômicos retirados de matérias de jornais, revistas e sites com vistas a correlacioná-los as referências e conceitos da teoria econômica com o objetivo de auxiliar no estudo da teoria econômica, microeconomia e macroeconomia, na realidade, ou seja, na rotina dos agentes econômicos.  

A economia é de suma importância para o desenvolvimento do cidadão e do profissional da área contábil, o estudo dos fatos econômicos através de situações do cotidiano empresarial é vital para a atualização do indivíduo em meio a um mercado tão competitivo e difícil em meio à disputa por um lugar em um país que vive uma situação de crise.

A contabilidade e a economia andam juntas, tanto o contador quanto o economista tem que estar ligado a situação atualizada da outra área. Este trabalho tentará mostrar como os futuros contadores podem analisar uma situação econômica dentro do contexto de suas teorias.

1 - Na realidade econômica: exemplo de microeconomia.

[pic 1]

JUSTIFICATIVA

A matéria ‘Caixa da Oi fecha janeiro em R$ 7 bi, queda 2,73% ante dezembro’, foi escolhida para a montagem do clipping porque contém informações e dados que relatam a difícil situação de uma das maiores empresas de telecomunicações do país. Exemplificando um exemplo da microeconomia.

ANÁLISE

A reportagem mostra dados comparativos sobre o caixa financeiro da Operadora Oi de dezembro do ano passado em relação a janeiro deste ano. A empresa, que está em recuperação judicial, apresentou uma queda relevante nos valores pagos pelos clientes à companhia, além de ter havido um aumento dos desembolsos para pagamentos de prestadoras de serviços coligadas, em contrapartida, os investimentos da empresa cresceram. A matéria explicita a situação difícil da operadora de telecomunicações, que encontra diversos obstáculos no caminho para encontrar o crescimento em meio a um país que ainda vive uma crise.

REFERENCIAL TEÓRICO

2 - Na realidade econômica: exemplo de macroeconomia

[pic 2]

JUSTIFICATIVA

A matéria ‘Taxa de desemprego no Reino Unido é a menor desde 1975’, foi escolhida para montagem do clipping porque contém informações e dados importantes da queda da taxa de desemprego de um dos países mais importantes da Europa e do mundo. Exemplificando um exemplo de macroeconomia.

ANÁLISE

A reportagem apresenta dados estatísticos da taxa de desemprego do Reino Unido atualmente e faz uma comparação de anos anteriores, constatando que é a menor desde 1975. O Reino Unido deixou a União Europeia, incertezas foram postas na cabeça da população, mas o país está se virando melhor do que nunca com a queda de uma taxa que é muito importante para o desenvolvimento econômico de um país. A matéria expõe que o crescimento do emprego no Reino Unido deve-se ao aumento da iniciativa dos trabalhadores de terem o seu próprio negócio. O empreendedorismo é vital para o crescimento de qualquer país, ainda mais enquanto vive-se uma situação de incertezas quanto ao futuro da economia local.

REFERENCIAL TEÓRICO

3 - Na realidade econômica, exemplo impacto do ambiente macroeconômico sobre os negócios.

[pic 3]

JUSTIFICATIVA

A reportagem “Supremo decide que ICMS não incide na base de cálculo do PIS e da Cofins”, foi escolhida porque apresenta uma decisão importante do Supremo Tribunal Federal brasileiro em relação à tributos. Exemplificando uma notícia de âmbito macroeconômico impactante sobre os negócios.

ANÁLISE

A notícia traz uma decisão importante do STF em relação à tributos, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não incidirá mais na base de cálculo para cobrança da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Programa de Integração Social (PIS). O fato macroeconômico é muito impactante para o mundo dos negócios. Com a retirada do ICMS da base de cálculo do Cofins e PIS, consequentemente, as empresas pagarão menos impostos, é um fator crucial para todas as companhias, pagar menos impostos permitirão novos investimentos, contratação de novos funcionários e diversas medidas para tentar o crescimento em meio à uma economia brasileira que vive uma situação de baixa nos últimos meses. A decisão do STF é até surpreendente em um país que sempre praticou cargas tributárias altíssimas que na maioria das vezes é anunciado o aumento desses tributos, uma diminuição realmente é uma grande notícia para os empresários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (542.6 Kb)   docx (516.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com