TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle estatístico de qualidade

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 12

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO [pic 1][pic 2]

CAMPUS UNIVERSITÁRIO “DEP. EST. RENÊ BARBOUR”

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDUARDO DE SOUSA FERNANDES BARBOSA

 

 

 

 

 

 

APLICAÇÃO DO CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSO (CEP) EM UM ESTUDO DE CASO NO FRIGORIFICO NO MUNICIPIO DE TANGARÁ DA SERRA, MT

 

 

 

 

BARRA DO BUGRES - MT

         2017

                  

 

 

 

 

 

 

EDUARDO DE SOUSA FERNANDES BARBOSA

 

 

 

 

 

 

 

APLICAÇÃO DO CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSO (CEP) EM UM ESTUDO DE CASO NO FRIGORIFICO NO MUNICIPIO DE TANGARÁ DA SERRA, MT

 

 

 

 

 

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Universidade do Estado de Mato Grosso, como requisito parcial da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, ministrado pelo Professor Dr. Eduardo José Oenning Soares.  

          

Orientador: Prof. Luiz Antônio Jacinto                          

 

        Barra do Bugres - MT

2017

SUMÁRIO

1 TEMA        3

1.1        DELIMITAÇÃO DE TEMA        4

2 PROBLEMA DE PESQUISA        4

3 OBJETIVOS        4

3.1 Objetivo Geral        4

4 JUSTIFICATIVA        5

5 METODOLOGIA        6

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

6.1 CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO        6

6.2.1 Transporte        7

6.2.2 Recepção e descanso do gado        8

6.2.3 Banho de Aspersão        8

6.2.4 Insensibilização        9

6.2.5 Sangria        9

6.2.6 Esfola        9

6.2.7 Evisceração        9

6.2.8 Divisão da Carcaça        10

6.2.9 Câmaras de Estocagem        10

7 RESULTADOS ESPERADOS        10

8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

1 TEMA

Analise de variabilidade no processo de abate.

  1. DELIMITAÇÃO DE TEMA  

O presente trabalho refere-se a um projeto de pesquisa realizado no frigorífico Marfrig situado na cidade de Tangará da Serra - MT, com o intuito de analisar e eliminar a variabilidade do processo de abate de bovinos, um projeto requerido na disciplina de Trabalho de conclusão de curso I.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

A ênfase para a busca de melhorias da qualidade deve ser concentrada em melhoramentos contínuos, atitudes que promovidas continuamente, permitam reconhecer os problemas enfrentados pelas empresas de diversos seguimentos, priorizar ações corretivas e implantá-las dentro da empresa, dar sequência a posturas proativas, agindo corretamente para um melhor desempenho (SILVA, 1999).

O abate bovino no Brasil vem crescendo a cada ano, e com isso o Brasil possui mais da metade do mercado mundial de exportação de carne bovina, esse crescimento fez com que o país se adequasse as normas e parâmetros específicos para o mercado.

Para haver a mais alta qualidade em seu produto final é necessário um processo rígido no monitoramento da linha de abate para que não tenha variação dos parâmetros estabelecidos pelo mercado. Seguindo e monitorando as normas de abate de bovinos é possível garantir uma qualidade no seu produto final.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

O presente trabalho tem como objetivo, monitorar o panorama das condições de abate de bovinos, as práticas com relação ao bem-estar animal e afim de realizar um levantamento da variabilidade no processo da empresa escolhida identificar e propor melhorias.

3.2 Objetivos Específicos

  • Determinar o tempo limite de sangria;
  • Delimitar as dimensões de tempo necessárias para cada operação;
  • Caracterizar os pontos de má higienização;
  • Analisar o tempo de espera antes do abate.

4 JUSTIFICATIVA

O Brasil vem lidera o ranking como maior exportador de carne bovina do mundo nos últimos anos, e segundo as estatísticas estará entre as três maiores plataformas de exportação nos próximos. Do mesmo modo que o mercado de carnes se torna cada vez mais competitivo e complexo no que se refere ao ciclo de vida e tempo de prateleira do produto final. Desta forma, a comercialização de produtos seguros e com qualidade tem se tornado requisito indispensável para a indústria brasileira.

 Nesse contexto, tanto as empresas de grande quanto pequeno porte, tem buscado vantagens que possibilitem a manutenção de seus negócios, partindo do pressuposto que qualidade e produtividade se tornam requisitos diferenciais de competitividade. Contudo, para o bom gerenciamento do processo, com vista na obtenção dos resultados esperados, se torna necessário padronizar os processos produtivos (CERUTTI, 2003; WANZELER, FERREIRA, SANTOS, 2010; SAMULAK et al, 2011; MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, 2014).

O controle estatístico do processo (CEP) é uma técnica estatística aplicada à produção que permite a redução sistemática da variabilidade nas características da qualidade de interesse, contribuindo para a melhoria da qualidade intrínseca, da produtividade, da confiabilidade e do custo do que está sendo produzido. (RIBEIRO,2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com