TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

de Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Tecnologia em Gestão Financeira

Tutor Presencial: Diego Garcia Mathias

Tutora EaD: Viviani Catia Dias Lauriano

Ronicleber Alves de Godoy – RA: 2726263921

ARAÇATUBA/SP

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        PASSO 1        4

3.        PASSO 2        10

4.        PASSO 3        16

5.    CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................................20

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho trata da reestruturação de uma empresa, do planejamento a sua execução, através da orientação de uma consultoria, tendo por base a análise sistêmica dos problemas, ou seja, a análise dos pontos fortes, das fraquezas, das ameaças e das oportunidades para um posterior diagnóstico, e assim elaborar sugestões para o futuro a ser traçado que levarão o empreendimento ao sucesso gradativamente.

Posteriormente, o acompanhamento das metas traçadas, a verificação da efetividade das medidas adotadas, tanto pelo empreendedor e seu empreendimento quanto pelos seus colaboradores, a consolidação dessas metas, e, doravante, a criação de novas estratégias para o crescimento do empreendimento e de seus colaboradores.

Desta forma, a consultoria fará o acompanhamento para solucionar um conflito surgido na implantação de um projeto de reestruturação de sua empresa de confecção de roupas, para que ela se realinhe com os novos parâmetros exigidos para uma empresa no século XXI.

2. PASSO 1

Num primeiro momento, as diretrizes necessárias que devem ser traçadas pelo empreendedor no cenário atual são aquelas contidas no Plano de Negócios. O Plano de Negócios é a principal ferramenta utilizada pelos empreendedores para o planejamento do empreendimento.

Com o Plano de Negócios é possível identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e, até mesmo, evitá-los. Identificar seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência e ao ambiente de negócio em que se está atuando. Conhecer o mercado e entender as necessidades da clientela, o que permite definir as estratégias de marketing. Por fim, analisar o desempenho financeiro do negócio.

Desta forma, podemos estabelecer e entender diretrizes para o negócio, gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas. Monitorar o dia a dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário, identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa, estabelecer uma comunicação interna eficaz e convencer o público externo.

A análise de mercado é uma das mais importantes seções do plano de negócios.

Através do Plano de Negócios detectamos, na seção de corte, costura e acabamento, um problema de relacionamento entre o grupo de trabalho do local após a consultoria ter apresentado a proposta de reestruturação para remodelar o parque industrial, com a compra de novos equipamentos e aquisição de máquinas mais modernas de tecnologia avançada.

O principal obstáculo encontrado pelo empreendedor para realizar as mudanças e as sugestões para vencer o obstáculo diante do conflito é o clima insustentável causado por alguns colaboradores que se sentiram ameaçados e receosos diante das mudanças, prejudicando o rendimento e a produção das mercadorias.

Esses colaboradores estão na empresa desde o começo e eram profissionais na utilização dos equipamentos já obsoletos. A falta de formação, o medo de serem demitidos ou de não conseguirem aprender com os novos equipamentos foram as causas de um ambiente de instabilidade.

Através da abordagem sistêmica, o empreendedor deverá romper a barreira de comunicação com seus colaboradores para que todos os pontos de vista sejam expostos, introduzindo o plano de negócios, capacitando os colaboradores, provocando, assim, o desejo de mudança.

Diretrizes que orientam o trabalho do empreendedor

Obstáculos encontrados para a realização de mudanças

Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do empreendedor

Comprar novos equipamentos de tecnologia avançada

Adaptação dos colaboradores

Capacitação dos colaboradores através de cursos profissionalizantes específicos

Contratação de novos colaboradores

Aceitação da equipe de colaboradores atual

Contratação de colaboradores capacitados a liderar, ouvir os colaboradores e discutir ideias

A reestruturação do parque industrial

Investimentos financeiros e reestruturação são alguns deles

Analisar o mercado, identificando em quais pontos os investimentos devem ser direcionados

3. PASSO 2 – O FATOR HUMANO E O SISTEMA ORGANIZACIONAL

A alteração na forma de produção em qualquer empreendimento causa desconforto, o “medo do novo” e a insegurança que isso traz precisa ser avaliado de perto e em uma empresa que deseja prosperar, o foco deve ser a forma de superar esses obstáculos, pois a modernidade é um passo para o crescimento, a produção obsoleta perde espaço no mercado rapidamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com