TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A expressão "desenvolvimento sustentável" surgiu a partir de estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, como uma resposta para a humanidade perante a crise social e ambiental pela qual o mundo passava a partir da segunda metade do século XX. Ela é usada para designar um modelo econômico capaz de conciliar o desenvolvimento da economia e a conservação dos recursos naturais disponíveis. É definido pela ONU como "aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades". Isso significa adotar um padrão de consumo e de aproveitamento das matérias-primas extraídas da natureza de modo a não afetar o futuro da humanidade, aliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental. É importante também salientar que esse conceito não se limita apenas à noção de preservação dos recursos naturais, já que outros princípios como a equidade econômica, a justiça social, o incentivo à diversidade cultural e a defesa do meio ambiente são fundamentais para construção de uma sociedades sustentável.

Essa expressão vem ganhando cada vez mais destaque, à medida que os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos, em virtude de uma sociedade caracterizada pelo consumo massivo de bens e serviços. Esse comportamento impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional, é proveniente de fatores sociais e principalmente culturais, ligados à mudanças nos modos de produção a partir da revolução industrial, e de certa forma incentivado pelo capitalismo.

Capitalismo; é um sistema econômico baseado na propriedade privada, e no acumulo de capital, e é visto por muitos como um sistema verdadeiramente mundial.

Esse sistema proporciona melhores produtos através da concorrência, criando um forte crescimento econômico que favorece o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, que por sua vez, promove a melhoria da qualidade na vida do ser humano, no entanto, ele estabelece o poder nas mãos de apenas uma classe capitalista minoritária que existe através da exploração de uma classe trabalhadora majoritária e prioriza o lucro sobre o bem social, os recursos naturais e o meio ambiente, e por isso é considerado um motor de desigualdades e instabilidades econômicas.

Como base nessas informações nasce o seguinte questionamento; Como aliar meio ambiente e economia? A resposta é bem simples; adotando um padrão de consumo que possibilite manter um ciclo de reposição dos recursos, priorizando a conservação da natureza. Para isso, é primordial sabermos utilizar os recursos da melhor forma possível e ter uma compreensão clara sobre os tipos e as formas de uso dos recursos naturais, isto é, os elementos da natureza que são utilizados pelo homem para a manutenção de sua existência. Eles são comumente divididos em recursos renováveis e recursos não renováveis;

Recursos renováveis: São aqueles elementos que são repostos ou que podem ser reaproveitados ou revitalizados após o seu uso. Exemplos: ar, água, solos, vegetações. Todos esses exemplos são de elementos que se renovam naturalmente ou através da ação humana.

Recursos não renováveis: São aqueles em que não há possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com