TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESPERDÍCIO E A LOGÍSTICA

Por:   •  7/6/2015  •  Resenha  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

 2. O DESPERDICIO E A LOGÍSTICA

 

  O trabalho logístico ainda pode ser considerado recente no Brasil, e com grande competitividade. No Brasil essa mudança vem ocorrendo, em parte, pela integração de novas empresas multinacionais no país, e junto as elas se agrega a  boa qualidade e eficiência ligada à logística dos seus produtos e serviços, até então desconhecida pelos gestores brasileiros.

As organizações sempre cuidaram da parte administrativa de seus trabalhos logísticos, mas não tinham idéias claras o quanto isso lhes custavam, pelo menos até meados dos anos 50. Antes do plano de estabilização econômica (Plano Real), a gestão das empresas brasileiras buscavam altos lucros, vindo da facilidade de ganhar na chamada "ciranda financeira". Com a mudança  novo cenário econômico do Brasil, a logística tornou-se essencial  para o aumento  dos resultados na rentabilidade da empresa varejista.

Os custos com a logística vêm aumentando em muitas organizações. Isso ocorre pelo motivo do valor agregado estar caindo a medida que estas empresas terceirizam suas necessidades, por exemplo, em embalagens, componentes, armazenagem e acomodação e em serviços de transporte.

Ronald H. Ballou em 1965 "O conceito de custo total, chave da Logística Integrada, é   baseado no inter relacionamento dos custos de suprimentos, produção e distribuição. A análise do custo total envolve a otimização dos custos totais de transporte, armazenagem, inventário, processamento de pedidos e sistemas de informações e do custo decorrente de lotes: ao mesmo tempo, tem como perspectiva os resultados econômicos como um sistema que se esforça para minimizar os custos totais, enquanto alcança um nível desejado de serviço ao cliente".

A entrega de mercadorias no Brasil ainda é feita preferencialmente durante o dia, causando um enorme congestionamento nas principais vias  das cidades, aumentando a poluição, produzindo um desempenho medíocre e aumentando o desgaste das frotas.

Nas grandes cidade dos países desenvolvidos ocorre o inverso pois, a maioria da distribuição de mercadorias ocorre durante a noite, desafogando o fluxo nas vias durante o dia,melhorando o desempenho das frotas de caminhões, reduzindo o custo com manutenção .

Na cidade de São Paulo , o custo estimado para os congestionamentos de tráfego está na ordem de US$ 25 milhões por dia útil, considerando-se apenas combustíveis e atrasos.

As  diversas demanda provocam  ociosidade ou escassez de recursos, assim podemos concluir que deparamos com os desperdícios desde a história antiga. com isso gera  uma descomodidade em relação à infra-estrutura logística do Brasil, começando a ser contabilizadas diversas perdas.

Grandes quantidades de grãos são perdidas por falhas na armazenagem, perdas de grãos  durante o transporte devido à má manutenção estradas, custo alto dos fretes, perdas geradas pelo sistema portuário, que se mostra um gargalo logístico devido às suas ineficiências.

A falta de planejamento é um dos fatores responsável pela escassez de recursos. O custo com transporte, é hoje o fator mais relevante na análise do custo logístico das organizações no Brasil. Em diversas rodovias, as más condições da malha rodoviária e a estrutura do transporte no país, se tornam fatores que ajuda a contribuir diretamente para os grandes custos com o  transporte, da evasão e distribuição da produção.

Philip Kotler em 2006 "A logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes e de lucrar com esse atendimento".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com