TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

   [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Curso: ECONOMIA

Professor: ANELISE LEAL VIEIRA CUBAS

Nome do aluno: GUILHERME DUARTE REIS

Data: 16/09/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Com o objetivo de identificar e saber como o desenvolvimento sustentável acontece em sua região, pesquise os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados pela ONU e desenvolva sua AD respondendo as questões abaixo:

Questão 01.  Identificar e explicar (5,0 pontos)

a) um Objetivo que atenda ao âmbito Social;

Observando o site do Itamaraty, conforme link sugerido abaixo, iremos abordar o Objetivo 3, que visa "Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

Dentro deste item falaremos um pouco sobre o objetivo de ate o ano de 2030 reduzir a taxa de mortalidade neonatal para ate 12 mortes para cada mil nascidos vivos.

Conforme pesquisa no site http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/1368636/4159421/Tabela_Taxa_inf_comp_1980_2015.pdf, verificamos que de 1980 ate o ano de 2015 houve uma redução considerável na taxa de mortalidade, passando de 36,10 para 12,04, respectivamente, o que leva a cidade do Rio de Janeiro estar ja perto de alcançar a meta prevista para 2030.

Por se tratar da cidade do Rio de Janeiro, onde se possui um sistema de saúde e uma qualidade de vida superior a outros lugares do Brasil, e de se esperar que a taxa seja mais baixa que a media nacional. Conforme o site do IBGE, o índice de mortalidade para todo o pais no ano de 2015 foi de 13,82.

b) um Objetivo que atenda ao âmbito econômico;

Para essa questão, abordaremos o item 10, o de "Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”.

Esse objetivo e um dos maiores problemas no mundo moderno capitaista, ja que ao contrario de reduzir a desigualdade, ela vem aumentando nos anos recentes.

Um assunto que foi bem abordado nesse ano de 2016, foi o fato dos 1% mais ricos, deterem a mesma riqueza global dos 99% restantes (http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160118_riqueza_estudo_oxfam_fn). E mais ainda, que apenas 62 pessoas no mundo devem a mesma riqueza dos 50% mais pobres, ou seja, uns bilhões em ordem de grandeza.

No Brasil a desigualdade apresentou uma redução a partir do governo Lula, principalmente as políticas de inclusão assistencialistas e ao crescimento econômico que ocorreu no pais. Atualmente, diante do quadro de grave recessão, ocorrido após o governo Dilma, a situação vem se deteriorando.

c) um Objetivo que atenda ao âmbito ambiental;

Ainda com base no site do Itamaraty, selecionamos o item 15 para essa resposta, que se refere a "Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”.

Trata-se de um tema muito falado ultimamente, tendo em vista os diversos problemas ambientais existentes hoje. Os recursos hídricos são limitados e escassos, as florestas vem sendo derrubadas pela ampliação das fronteiras agrícolas, rios tem tido seus cursos alterados para a construção de usinas hidrelétricas, afetando todo ecossistema da região e a poluição que leva ao aquecimento global são alguns exemplos que podemos dar.

Felizmente a importância do crescimento sustentável esta em voga no momento, com o assunto sendo abordado nos diversos meios de comunicação, levando a uma preocupação geral de consumidores e empresas preferirem itens que visam diminuir os problemas ecológicos.

A utilização de produtos recicláveis, produtos orgânicos, carros elétricos,  não desperdício de agua e monitoramento de queimadas são alguns dos movimentos observados nos dias de hoje.

Questão 02. De acordo com a questão 01, propor ações ou modelos de gestão ou políticas que contribua com a mitigação dos problemas em cada âmbito (5,0 pontos): 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com