TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto pessoal

Nessa aula de Entreprenueship pude aprender e adquirir enumeras informações sobre conceitos que não são utilizados na frequência que deveria e desenvolvidos em empresas, porém são altamente eficazes.

Em uma empresa existem muitas figuras que ocupam papéis e todos trabalhando juntos de forma alinhada, fazem a empresa funcionar. Um paço muito importante para quem está fundando uma empresa é analisar o seu perfil e através dessa analise poder identificar sua posição, se é de empreendedor ou empresario. A diferença entre esses dois conceitos pode parecer boba, mas na verdade é muito importante. O empreendedor na maioria dos casos é uma pessoa muito carismática, influente, visionário, entre muitas outras qualidades, mas uma de suas principais é o fato de ser visionário, dele(a) enxergar a frente, ter muita facilidade para desenhar um projeto mas ao mesmo tempo possui uma certa dificuldade em executa-lo. Já o empresario na maioria dos casos é uma pessoa mais séria, organizado, estatístico (baseia seu argumento em estatísticas) e algumas vezes arrogante, porém ao contrário do empreendedor, ele é um executor nato, como é dito no ditado popular “missão dada é missão cumprida”, pelo fato de ter facilidade em seguir processos de forma calma, paciente e organizada para o desenvolvimento de uma empresa.

Ao longo dos anos foram sendo criadas algumas crenças e mitos, os quais atrapalham, impedem e em alguns casos até paralisam pessoas que querem empreender . Muitas crenças existem como por exemplo “é preciso muito dinheiro para começar um negócio”, as pessoas colocam circunstâncias reais, mas que são variáveis, realmente é necessário recursos parar dar start mas sempre se pode começar pequeno, se seu negócio requer um alto investimento em maquinário e coisas do tipo é necessário elaborar um bom business plan e pedir ajuda, investimento de alguém mais estabilizado financeiramente. Outro mito muito falado é “os empresários assumem muitos riscos e em minha situação eu não posso me dar esse luxo”, realmente um businessmen está acostumado a conviver com risco, mas o que não é dito é que esses riscos são minimizados através de estudos estatísticos. No geral há muitas crenças e mitos criados pelo povo que são inverdades ou meias verdades.

Um desejo muito comum em algumas pessoas é empreender, mas não se é visto tantos empreendedores assim. Isso está ligado em alguns motivos como por exemplo; alguns empreendedores não incentivam seus funcionários que sonham em empreender por medo de perder um profissional qualificado para aquela area específica. Pesquisas apontam que a maioria das empresas com menos de 5 anos quebram. Porque isso acontece ? Os motivos são muitos, os 3 principais são; falta de dinheiro, falta de propósito e falta de apoio. As pessoas querem abrir um negócio sem ter experiencia e sem estudar para isso, o que resulta nesse dado de que a maioria das empresas quebram antes dos 5 anos. Não há errados nessa historia, mas como ja dizia o texto bíblico “os homens perecem por falta e sabedoria”. É necessário investir um tempo estudando cases de sucesso, pedir orientações, ouvir os mais experientes, para evitar uma frustração futura.

Um fator importante para o sucesso é inovar. Segundo o dicionário inovar significa ; “a ação ou o ato de inovar, ou seja, modificar antigos costumes, manias, legislações, processos e etc; efeito de renovação ou criação de uma novidade”. As pessoas no geral confundem inovar com revolucionar, revolucionar significa retirar tudo que já existe e fazer novo de forma completamente diferente. Saber a diferença entre esses conceitos pode gerar um resultado muito bom. Como diria Antoine Lavoisier (pai da química moderna) “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, a partir dessa linha de raciocínio fica mais fácil de entender um pouco mais sobre o que é inovar. Se pegarmos alguns cases de inovação que fizeram sucesso como, Facebook (derivação do Orkut), Uber (derivação dos taxi’s), entre muitos outros. Eram plataformas já conhecidas, mas que se adaptaram para uma nova época, e com algumas mudanças sucederam de uma forma muito boa.

Para começar uma empresa e caminhar em direção ao sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com