TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Por:   •  28/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

Matriz de atividade individual

Disciplina: Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Módulo: 1 ,2,3,4

Aluno:

Turma: ONL021ZK-ENFLIBS05T1

Tarefa: Nesta atividade, você deve escolher uma organização e, em seguida, desenvolver uma proposta de empreendedorismo corporativo que gere valor para o negócio dessa empresa. Para tanto, você deve criar um modelo de negócio detalhado no Canvas, descrevendo cada um dos seus tópicos de forma específica.

DIAGNÓSTICO

Urban é a empresa selecionada para a proposta de inovação social, do segmento de transportes urbanos pertencente ao grupo São José do Tocantins, fundado em 1957 na cidade de Anápolis - Go. O grupo conta com cerca de 800 ônibus em circulação diária nas cidades de Anápolis, Distrito Federal, Niquelândia e Palmas, em seu total conta com aproximadamente 2850 colaboradores diretos.

Circulante na cidade de Anápolis Go, à empresa Urban deu início em suas atividades em novembro de 2015, sem concorrêcia no mercado e com uma frota de 103 ônibus novos e 87 semi novos, totalizando 190, todos os veículos contam com tecnologia de monitoramento, com possibilidade de arquivamento temporário, verificação de filmagens e GPS com rastreio em tempo real, que possibilita aos usuários acompanhar o trajeto do ônibus.

A instituição possui consciência social e Ambiental, o combustível usado em 90% dos veículos circulantes é o S10, considerado menos poluente pois tem redução da emissão de óxido de nitrogênio, de óxido de enxofre e de outras partículas.

Todos os funcionários passam por treinamentos períodicos para melhoria no desempenho, no entando a instituição precisa trazer um treinamento especializado focado na diminuição de acidentes de trânsito. Não pôde ser declarado em números o índice de ocorrências geradas por seus colaboradores, no entanto é notavel e preocupante, pois tais acidendes podem trazer impactos, ambientais, sociais, psicológicos, hospitalares, financeiros e júridicos.

Levando em consideração todos os efeitos de reação causados por acidentes de trânsito, acredita se que é necessário uma intervenção por parte da empresa para instruir seus colaboradores para uma condução mais consciente. Um conductor que possui conhecimentos técnicos, controle psicológico e cosciencia social pode gerar impactos positivos no ambiente e na economia da instituição.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

O problema identificado dentro da instituição é o crescente numero de acidentes de trânsitos, envolvendo pedestres, ciclistas e outros veículos.

A empresa precisa adotar técnicas de melhoria através de workshop e treinamento especializado teórico e de campo, demonstrando a postura correta e boas praticas no trânsito, fazendo com que  os motoristas vivenciem na prática como é estar do lado oposto e se conscientizem para atitudes e ações mais apropriadas.

Contudo, pode se dizer que a vida financeira da empresa e de seus colaboradores será impactada diretamente com a redução de acidentes. Haverá melhoria notável na prestação de serviço o que pode trazer mais segurança e conforto para seus clientes usuários e até mesmo as pessoas que possam ser afetadas dereta ou indiretamente pelo serviço. Num geral, decorrerá menos impactos ambientais, sociais, psicológicos, hospitalares, financeiros e júridicos.

VALIDAÇÃO DO PROBLEMA

O setor jurídico da empresa Urban, levantou o questionamento junto a diretoria sobre a quantidade de acidentes ocorridos com seus ônibus desde 2015, ano em que a empresa entrou em funcionamento. Não foram disponibilizados dados estatísticos por parte da empresa, no entanto houve a indagação e o pedido de solução de problemas.

Quando ocorre qualquer tipo de acidente envolvendo um dos veículos, diversos setores da empresa são afetados, incluindo o tráfego. Existe uma logística rigorosa envolvendo a liberação dos ônibus para circulação, rotas definidas, tabelas horárias fixas, quantidade específica de ônibus e de funcionários para realização das viagens.

Um único acidente, gera furo de viagem, atraso nas linhas de ligação por causa de congestionamento, avaria do veículo, gastos jurídicos, gastos com manutenção e baixa do funcionário envolvido, impactando ainda nas demandas subsequentes.

Sabe se que atualmente uma viagem não realizada pode gerar multa de até R$ 1000 para a empresa responsável pelo transporte, se constatado em sistema pelo CMTT (Companhia Municipal de Trânsito e Transportes de Anápolis), órgão que fiscaliza as empresas de transporte urbano. Existe ainda a possibilidade de multas aplicáveis aos atrasos gerados em cada linha envolvida de acordo com a programação pré estabelecida, multas aplicadas ao condutor e ao veículo se estiverem agido de forma imprudente.

Após apresentação do problema, apresento os dados obtidos através do site do governo federal, disponibilizados também no site do Detran Go, onde mostra nas imagens 1 e 2 abaixo, os índices de acidentes por categoria de veículos no estado de Goiás, na região de Anápolis.

Imagem 01 - Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito

[pic 3]

Fonte: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito-antigo/arquivos-senatran/docs/renaest - Publicado em 26/09/2021 20h00 Atualizado em 16/03/2022 11h18

No top 10 exibido na imagem acima, mostra a % de veículos acidentados e os tipos de veículos. Através dele podemos ver que apesar da crescente preocupação da empresa sobre acidentes envolvendo os seus ônibus, identificamos que a soma de todos os ônibus circulantes na cidade confere 0,64 % do total de acidentes registrados.

Imagem 02 - Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito

[pic 4]

Fonte: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito-antigo/arquivos-senatran/docs/renaest - Publicado em 26/09/2021 20h00 Atualizado em 16/03/2022 11h18

Na imagem 2, identificamos que na categoria de óbitos por tipo de veículos, ônibus está na 9º posição com 2,20% dos óbitos registrados. Essa coleta de dados é de suma importância para identificar e definir a necessidade de melhorias na sociedade.

O impacto causado pela imprudência ou negligência ao se conduzir um veículo é extremamente significativo, e deve ser tratado de forma primordial pelos órgãos competentes envolvidos.

Uma colisão de veículos, vai muito além dos danos financeiros aos envolvidos, são seres humanos que podem chegar a óbito, desenvolver prejuízo físico e distúrbios psicológicos.

A empresa em questão tem a oportunidade de ajudar a melhorar os índices, trazendo mais segurança e credibilidade para a instituição. Promover o bem estar social entre seus colaboradores, realizar Workshop, palestras e treinamentos de campo trará mais consciência a todos os envolvidos.

CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO

A abordagem escolhida para a solução do problema, sobre o alto índice de acidentes ocorridos por parte dos motoristas que operam na Urban no setor de transporte público urbano da cidade de Anápolis Go, é de oferecer uma reciclagem onde será abordado em um workshop de boas praticas no transito e consciência social, o projeto conta com uma parte em apresentação teórica e outra em campo, onde cada motorista poderá lidar de forma clara e intuitiva com a realidade entre os ônibus e pedestres, ciclistas e condutores de outros veículos no trânsito.

A empresa precisa diminuir os gastos gerados pelos problemas causados no trânsito, fazendo isso trará mais responsabilidade social, segurança e credibilidade, uma vez que milhares de pessoas todos os dias dependem do transporte público para se locomover dentro e fora da cidade por isso, é importante contar com a segurança no serviço prestado.

O projeto beneficia a empresa e a sociedade, e para ser desenvolvido a instituição deverá mobilizar o setor de segurança do trabalho e o departamento de pessoal, fazer parcerias com a CMTT e com o Detran, para que durante o programa seja fornecido palestras com abordagens que demonstram atitudes erradas e corretas no trânsito.

Será necessário o agendamento da sala de treinamentos, uma escala de apresentação em diferentes horários para que todos os funcionários possam gozar de todo o conteúdo programado. A responsabilidade da aplicação e do desenvolvimento do projeto será do engenheiro de segurança do trabalho.

O projeto conta ainda com uma parada por dia para coffee break, e a extensão do treinamento de campo será de responsabilidade do supervisor de tráfego, que com sua equipe montará pistas com bicicletas fixas para que seja representado e experimentado a sensação que causa em um ciclista a passagem brusca e próxima de um ônibus.

Durante o treinamento será frizado as competências técnicas, o soft skills e o hard skills necessários para o desempenho da profissão de motorista.

Abaixo o exemplo de competência técnica para execução da função:

[pic 5]

A imagem abaixo mostra a relação que deve ocorrer entre a empresa e os seus clientes usuários.

 [pic 6]

Gerir uma inovação seja inovadora ou incremental que é o caso da empresa Urban é importante e exencial para o crescimento, valorização de mercado, consciência social e para a vida financeira da instituição.

Todos os funcionários deverão assinar um termo de reciclagem, contendo a informação de toda a programação e assinada pelos devidos supervisores responsáveis. A empresa fará a gestão da aviliação dos serviços prestados, durantes os seis meses subsequentes, espera se que os resultados sejam positivos.

VALIDAÇÃO DA SOLUÇÃO

O projeto abordará em um workshop as boas praticas no trânsito e consciência social, e contará com uma parte em apresentação teórica, aplicação da prática em campo e coffee break de encerramento. Será apresentado a proposta de melhoria no departamento de tráfego e posteriormente para a direção, mostrando a viabilidade do projeto, enfatizando a abordagem da problematização e a causa pelo qual a proposta foi criada.

Abaixo, a planilha 1 que será apresentada, demonstra a programação do projeto.

 [pic 7]

PROJETO - WORKSHOP E TREINAMENTO DE BOAS PRATICAS NO TRÂNSITO E CONSCIÊNCIA SOCIAL

Abertura e Início do WorkShop

Terça - Feira

1ª Turma

2ª Turma

3ª Turma

08:00:00 às 10:30

14:00:00 às 16:30

19:00:00 às 21:30

coffee break

10:30 às 11:00

16:30 às 17:00

21:30:00 às 22:00

Abertura e Início do Treinamento Prático

Quarta - Feira

1ª Turma

2ª Turma

3ª Turma

08:00:00 às 10:30

14:00:00 às 16:30

19:00:00 às 21:30

coffee break

10:30 às 11:00

16:30 às 17:00

21:30:00 às 22:00

CONTEÚDO PROGRAMADO - TERÇA FEIRA.

Abertura e Início do WorkShop

Boas vindas dadas pela equipe do projeto

Apresentação dos temas abordados

Problematização

Palestrante A

Palestrante B

 

Discussão

Agradecimentos e encerramento

Coffee break

CONTEÚDO PROGRAMADO - QUARTA FEIRA.

Abertura e Início do Treinamento Prático

Boas vindas dadas pela equipe do projeto

Apresentação dos temas práticos abordados

Aplicação e exibição prática dos temas

 

Discussão

 

Assinatura da ata e do termo de encerramento do projeto

 

Agradecimentos e encerramento

Coffee break

A próxima planilha apresentada, mostra o planejamento de custos para que seja avaliada a viabilidade do projeto pelo setor de tráfego e pelos diretores da instituição.

[pic 8]   Planilha 2 - Análise de Custo do Projeto  

 

QTD

DISPONIBILIDADE DENTRO DA EMPRESA

AQUISIÇÃO

CUSTO

DATA SHOW

1

SIM

NÃO

 R$               -  

CANETA PARA LOUSA

2

SIM

NÃO

 R$               -  

SALA DE TREINAMENTO INTERNO

1

SIM

NÃO

 R$               -  

PÁTIO PARA TREINAMENTO EXTERNO

 

 

 

 

EQUIPE DE TREINAMENO

4

SIM

NÃO

 R$               -  

PALESTRANTES

4

 

SIM

 R$               -  

MATERIAIS PARA TREINAMENTO PRÁTICO

-

SIM

NÃO

 R$               -  

CERTIFICADO E FORMULÁRIOS

-

SIM

NÃO

 R$               -  

GASTOS EXTRAS

-

NÃO

SIM

 R$     500,00

COFFEE BREAK

6

NÃO

SIM

 R$  1 000,00

TOTAL DAS DESPESAS

 R$                                                                                               1 500,00

Como pode ser analisado nas planilhas 1 e 2 acima, o projeto de gestão de inovação proposto é viável devido ao seu baixo custo, pois a empresa possui muitos dos itens necessários para a sua realização. A instituição fará parcerias com o CMTT e o Detran Go, para que seja fornecido 4 palestrantes para compor o quadro estabelecido, deste modo, o risco de investimento é praticamente nulo.

O problema abordado é real e está relacionado com o bem estar da sociedade, uma vez que a empresa em questão presta serviços a comunidade.

O objeto proposto é eficas e poderá ser analisado a longo prazo através de pesquisas de qualidade e através da contabilidade da instituição, pois haverá uma consequente queda no número de acidentes beneficiando assim a cituação jurídica e financeira da empresa.

CONCLUSÕES

Empreender na atualidade é desafiador, o mercado esta cada dia mais competitivo. Empreender não quer dizer somente o fato de criar algo novo e sim de buscar inovações e novas oportunidades, abrir os olhos e a mente para o que está a nossa volta e tirar dale o melhor para nós e para a sociedade.

A empresa Urban, vem de uma grande companhia e desde 2015 luta pela solidificação do seu espaço no mercado de transportes urbanos na cidade de Anápolis – Go.

Em sua trajetória, podemos notar que a companhia vem se tornando evolutiva, buscando agregar valor de mercado e valores sociais na instituição. Pensando nisso, foi criado uma proposta de inovação, onde o projeto viabiliza o treinamento teórico e prático, intensivo com intuíto de melhorar a postura dos funcionários e concientizá los para as boas práticas sociais e de trânsito.

A companhia tem observado o aumento nos números de acidentes de trânsito causados pelos condutores de ônibus, e com aplicação do projeto e a colaboração dos funcionários é suposto a diminuição das ocorrências.

Será avaliado pelo setor jurídico e financeiro os resultados nos seis meses subsequentes, o setor de tráfego fará a avaliação da postura dos motoristas. A proposta contribuirá, não só com a vida jurídica e financeira da empresa, mas também com o bem estar de seus funcionários e da sociedade.

REFERÊNCIAS

https://carboroil.com.br/por-que-utilizar-o-diesel-s10-e-melhor/ - Acesso em 12/04/2022.

https://urban.etc.br/https%3A/%252Fyoutu.be/KXKbm6j-DMA - Acesso em 12/04/2022.

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito-antigo/arquivos-senatran/docs/renaest - Acesso em 12/04/2022.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (501.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com