TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo em Angola

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  1.843 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Empreendedorismo como sabemos é o principal fator de desenvolvimento de um país. Nos anos anteriores o empreendedorismo não tinha tanta saída como agora no nosso país porque era muito difícil e o país estava numa fase de guerra. Nos dias de hoje é um dos países com o empreendedorismo mais alto no mundo, isso porque surgiram novas oportunidades de os empreendedores mostrarem as suas ideias e os seus empreendimentos. Em 1994 o Ministério da Administração Pública Emprego e Segurança Social (MAPESS), aprovaram dois programas legais bastante importantes inerentes a promoção de Emprego, nomeadamente:  Iniciativas Locais de Emprego (ILE); apoio a Criação da Pequena Empresa Familiar (ACPEF).

Ao longo da nossa explanação, abordaremos vários pontos de suma importância para o aumento do nosso quociente de inteligência (QI), como: os programas criados para ajudar os jovens empreendedores, Objetivos do Programa, Programa Microcrédito Amigo etc.

        

PROBLEMÁTICA

Angola é um país que apesar de ser um dos países de África com mais riquezas e recursos minerais, ela apresenta grandes dificuldades na diversificação da economia. Assim sendo a pergunta é: como podemos contribuir para a diversificação da economia?

Hipóteses:

1ª Criação de mais empregos tanto privados como estatal;

2ª Abertura de novos negócios.

OBJETIVOS

Objetivo geral

Conhecer algumas empresas que tiveram a iniciativa de gerar mais empregos e ver quais eram as suas prioridades com a sociedade.

Objetivo específico

Ver alguns resultados alcançados durante o ano de 2012 com a implementação de alguns programas feitos por essas mesmas empresas.

JUSTIFICATIVA

Escolhemos este tema para conhecer e dar a conhecer aos colegas e não só, alguns programas do estado e de algumas empresas que tinham como o objetivo a implementação de educação empresarial por meio de uma cadeira de nome empreendedorismo.

DELIMITAÇÃO

O nosso trabalho delimitou-se nas referências bibliográficas.

RESUMO

O nosso trabalho apresenta alguns aspectos que de certeza é de grande importância para o aumento do nosso quociente de inteligência (QI). Tais aspectos são:

 PROGRAMA DE FOMENTO DO AUTOEMPREGO

No dia 13 de fevereiro de 1996 o MAPESS, através das suas Delegações Províncias, lançou o Programa de Fomento de Auto Emprego a nível das Comunidades Locais e com o concurso ativo das Administrações Municipais, Organizações Religiosas, e Associações de profissionais.

PROGRAMA MICROCRÉDITO AMIGO

      Uma Parceria do MAPESS com os bancos:

  • BCI;
  • BAI;
  • Micro Finanças;
  • Banco Sol.

PROGRAMA DOS CENTROS LOCAIS DE EMPREENDEDORISMO E SERVIÇOS DE EMPREGO – CLESE´S

•. Os CLESE’s são órgãos que prestarão um Serviço Público nos domínios do Empreendedorismo e Emprego, nas localidades onde estarão implantados, visando atender e/ou satisfazer as necessidades dos cidadãos de todos os estratos sociais.

1.  Malanje 2.  Lunda- Norte 3.  Huíla 4.  Cabinda 5.  Uíge 6.  Huambo 7.  Bengo 8.  Kwanza-Sul 9.  Moxico 10. Benguela.

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO NA COMUNIDADE

É um Programa de capacitação empresarial, em parceria com as Administrações Municipais a nível nacional, sobre:

• Noções Básicas de Empreendedorismo;

 • Gestão de Pequenos Negócios;

• Gestão de Microcrédito.

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo pode fortalecer o sector privado. O Ministro da educação Pinda Simão, considerou em Luanda que o desenvolvimento de uma cultura empreendedora na camada estudantil em Angola permitirá o fortalecimento do sector privado nacional. Em Angola tem como objetivo promover atitudes positivas entre os jovens com relação ao trabalho. Sabendo que o empreendimento e os pequenos negócios promovem a criatividade, o espírito empresarial e a autoconfiança de modo a incrementar ou promover o auto emprego, assim como criar as base-empresariais que permitem o desenvolvimento deum sector privado angolano sustentável. Contribuirá para reduzir o desenvolvimento irregular das regiões por ausência de quadros empreendedores, ajudando na formação de jovens quase procuram soluções e criam emprego.

Em alguns anos atras o governo nacional lancou um diploma, A orientação contida neste Diploma é que o Governo deveria assegurar aos interessados determinado tipo de incentivos de ordem financeira e técnica (créditos bonificados, empréstimos, apoios técnicos, etc.) a partida, para que os mesmos pudessem montar o seu próprio negócio. Tais resoluções não tiveram aplicação na altura, devido:

  •  Ao profundo grau de destruição em que o país se encontrava a nível das infraestruturas e do tecido Empresarial;
  •  Às limitações do Sector Financeiro e Bancário.  

Então, visualizou-se como solução, encontrar respostas para que as pessoas que estão nas aldeias, nos bairros suburbanos, nas áreas periféricas das grandes cidades, pudessem ter meios próprios de ganhar a vida, através da produção de bens e serviços aí onde elas se encontram.

PROGRAMA DE FOMENTO DO AUTOEMPREGO

No dia 13 de fevereiro de 1996 o MAPESS, através das suas Delegações Províncias, lançou o Programa de Fomento de Auto Emprego a nível das Comunidades Locais e com o concurso ativo das Administrações Municipais, Organizações Religiosas, e Associações de profissionais.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

  • Minimizar as dificuldades inerentes a obtenção de rendimentos por parte dos profissionais de artes e ofícios em todo país;
  • Elevar a oferta de bens e serviços às comunidades, com valor agregado;
  • Proporcionar oportunidades de Emprego e de Formação Profissional em contexto real de trabalho, aos jovens a procura do 1º Emprego e demais grupos populacionais mais vulneráveis.  

ENQUADRAMENTO LEGAL

  •  Decreto nº 28/94 de 29 de Julho (ILE’S)
  • Decreto nº 30/ 94 de 5 de Agosto (ACPEF)

PÚBLICO-ALVO

Jovens Empreendedores residentes nas comunidades Peri-urbanas e rurais a procura do 1º Emprego; 

 • Micro e pequenas unidades de produção existentes ou a criar nas comunidades, susceptíveis de criarem postos de trabalho e renda;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (279.1 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com