TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Feudalismo e Mercantilismo

Por:   •  5/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

TDE 1 - Feudalismo e Mercantilismo – Lucas Cataneo

G3 – Explique como se deu a expansão marítima, comercial e colonial - suas etapas. (tópico 2.2, página 67 até 73 do capítulo2).

Depois da contração de 1300 a 1450, os povos europeus conseguiram o acesso de formas de ultrapassar o estreito de Gibraltar, marco onde o comercio deixou de ser terrestre e, com adventos dos novos meios de navegação, começou a ser marítimo.

Nações como França, Portugal Espanha, Inglaterra e Holanda receberam grande estímulo para o desenvolvimento geográfico e econômico, e começaram a rivalizar com os antigos núcleos europeus, como o do norte da Itália, de Flandres e norte da Alemanha.

A partir de 1500, período pós peste, a solução descoberta para a solução da crise era a expansão territorial. Com o domínio dos povos orientais das especiarias e artigos de luxo, os preços desses produtos dispararam e os países do Ocidente viam como resposta a busca de novas rotas, a fim de escapar dessa situação. Wallerstein descreve a expansão como um pré-requisito para o desfecho da crise feudal.

Em tese, a expansão agradaria tanto os nobres, tendo em vista que suas riquezas vieram a diminuir, tanto os trabalhadores, que se ocupariam em oposição as factíveis revoltas ocasionadas por pressão de seus senhores

A primeira nação a desenvolver esse movimento foi a de Portugal, que, com algumas circunstâncias (o interesse na busca de terras para obter fontes de alimentos, como cereais) que facilitaram os processos, foi em direção ao Oriente

A interação entre interesses, tanto da nobreza, burguesia e da monarquia, era nítida e a conquista de Ceuta, no norte da África foi o ponto de ignição para a exploração de Marrocos, que efetivava o ímpeto dos três grupos.

Após Portugal, a Espanha seguiu o processo. Com a descoberta da América, a nação Ibérica conquistou os tesouros naquelas terras nativas. Tendo como mão de obra os habitantes das próprias colônias, a exploração de ferro, agricultura e exportação foram extremamente lucrativas para os nobres espanhóis.

Depois, outras potências participaram do movimento de conquista marítima e

comercial, porém vieram a chegar tarde demais. Os países ibéricos haviam conquistado grande parte das terras nativas, até serem superador pela Holanda, Inglaterra e França, no século XVII.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com