TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GOVERNO E AS MEDIDADAS PARA RECUPERAÇÃO DA ARRECADAÇÃO

Por:   •  10/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

O GOVERNO E AS MEDIDADAS PARA RECUPERAÇÃO DA ARRECADAÇÃO

Atualmente, ao unir a carga fiscal aos gastos públicos, nota-se um grande aumento nos resultados fiscais, proporcionando um fracasso na economia do país. Acerca desse tema, pode-se destacar dois aspectos: a importância e os objetivos da Política Fiscal.

A economia de um país fracassa quando há um declínio do PIB, ou seja, quando a demanda e os investimentos diminuem, havendo um grande número de desemprego. Além disso, há uma elevada inflação, a qual interfere diretamente na economia. Portanto, devido a tais fatores, haverá menos investimentos públicos.

Vale ressaltar, a princípio que Política fiscal São ações criadas pelo governo com a finalidade de reparar os constantes gastos de um país. Ela tem o objetivo de gerir as finanças, monitorar e praticar interferência na economia. Além da Política fiscal, pode-se citar ainda a taxa de juros, a qual tem a finalidade de controlar a inflação, pois desestimula o consumo e diminui a demanda.

Dentre as medidas adotadas pelo Governo, pode-se citar os REFIS, que permite à contribuintes da Receita Federal o pagamento fragmentado de dívidas de impostos; os CONFINS que consistem no pagamento de um tributo sobre receita total decorrente das obrigações de uma determinada organização; o IPI, que é a normatização da cobrança, inspeção, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializados e, os ROYALTIES do petróleo que  impulsionou o crescimento da arrecadação, pois houve alta da produção de óleo e do aumento do preço do produto no mercado internacional.

Apesar de o Governo Federal conseguir uma grande arrecadação através de tais medidas citadas, compreende-se que os gastos ainda são elevados. Esse problema ocorre devido a corrupção existente no país, a qual consiste em uma obtenção de proveitos e benefícios sobre outros, através de meios ilegais ou ilícitos, e devido à má gestão de recursos, a qual fundamenta-se em um gerenciamento de baixa qualidade. Logo, percebe-se que esses problemas impedem que os recursos cheguem e garantam melhores serviços públicos para a população.

Fontes de pesquisa científica:

blog.toroinvestimentos.com.br;

oglobo.globo.com;

jornalggn.com.br;

blog.cefis.com.br;

journals.openedition.org;

www.nexojornal.com.br

www.tesouro.fazenda.gov.br

MANKIW, N. G. Introdução à Economia, 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (144.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com