TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hayek e o Uso do Conhecimento na Sociedade

Por:   •  6/10/2019  •  Resenha  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

Hayek e o uso do conhecimento na sociedade

Introdução

Friedrich August Von Hayek nasceu em 8 de maio de 1899 em Viena no império Austro-Húngaro. Foi prêmio Nobel de economia em 1974, e condecorada pela rainha da Inglaterra por sua grande influencia no governo de Margaret Thatcher. O seu artigo O Uso do Conhecimento na Sociedade foi selecionado em 2011, como um dos 20 principais artigos publicados pela The American Economic Review durantes seus primeiros 100 anos. Morreu em 23 de março de 1992 em Friburgo na Alemanha.

Hayek começa com uma pergunta crucial, qual o problema que buscamos resolver quando tentamos construir uma ordem econômica racional? A resposta poderia ser extremamente simples, se tivéssemos todas as informações relevantes para a decisão e completo conhecimento dos meios disponíveis. Então a resposta se reduzira a um problema de lógica matemática (poderíamos resolver todos os problemas do mundo com a melhor tabela de Excel).

Mas esse não é o caso do problema econômico na sociedade. A resolução do problema lógico matemático é parte (importante) da solução. Mas nunca uma solução completa, pois as variáveis dessa equação, ou seja, todos os dados, nunca estão disponíveis para um único agente centralizado para então este realizar esse cálculo. Para Hayek a economia é composta da ação individual de diversos indivíduos dentro da sociedade que decidem a melhor alocação dos recursos de acordo com suas necessidades. Nas palavras de Hayek

“o problema econômico da sociedade, portanto, não é meramente um problema de como alocar dados recursos... Ao invés disso, o problema é como garantir que qualquer membro da sociedade fará melhor uso dos recursos conhecidos para fins cuja importância relativa só esses indivíduos conhecem. Ou, para dizê-lo sucintamente, o problema é o da utilização de um conhecimento que não está disponível a ninguém em sua totalidade.”

Quando pesamos em uma sociedade economicamente racional uma hora ou outra vamos nos deparar com a questão do planejamento, defini-se “planejar” como conjunto das decisões inter-relacionadas relativas à alocação dos recursos disponíveis. Para falar de planejamento devemos nos perguntar como utilizar, de melhor forma, a gigantesca massa de dados para o planejamento econômico. Para Hayek o ponto central dessa discussão gira em torno de quem esta planejando, não esta em discussão se o planejamento é necessário, mas sim que deve planejar essa ordem econômica racional?

“Se esse planejamento deve ser feito de forma centralizada, por uma autoridade única para todo sistema econômico, ou se deve ser dividido entre vários indivíduos”

Logo a questão subseqüente é: qual a forma de planejamento é mais eficiente?

Segundo Hayek evidentemente tipos diferentes de conhecimento deverão ser abordados e aplicados de formas diferentes por diferentes agentes. Hayek divide esses agentes em duas categorias, os que têm um conhecimento científico (técnico, acadêmico). E os que têm um conhecimento prático e específico de suas atividades, que é aquela experiência e

sabedoria que a sala de aula não pode dar ao individuo que mesmo após se forma em uma universidade demora anos para ser obtido no mercado de trabalho. O fato apontado por Hayek é que esse conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com