TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O John Stuart Mill

Por:   •  26/9/2019  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

John Stuart Mill era liberal, individualista, inconformista lutando contra a sociedade de seu tempo, pregando a sua reforma, acreditava que o bem individual equiparar com o bem coletivo. Suas contribuições distribuem-se pelos campos da Lógica, da Psicologia, do Direito, da Economia e da Política. Mas tem outros que ignoram, argumentando que ele não sabe junta suas ideias. Stuart Mill trabalha com a perspectiva que não é dever do governo controlar e impor um modelo de sociedade, pois ele defendia que era dever de cada individuo a livre escolha sobre como conduzir-se. Mill sugere que o governo ideal, deve haver a participação de todos os cidadãos independente de sua classe social.

John Stuart Mill, demonstrava ser uma criança superdotado, pois sempre teve o interesse de adquirir conhecimento.Teve bastante importância nos campos da Lógica, da Psicologia, do Direito, da Economia e até mesmo da Política, é considerado um dos principais representantes da Economia por alguns autores e historiadores, por razão da sua enorme criatividade e contribuição inovadora, mas também foi ignorado e meio que julgado por outros pelo o motivo de não ter conseguido “ampliar” bem suas ideias, que tiveram que ser melhoradas por vários economistas e pensadores.

Mill seguiu carreira como funcionário público, onde trabalhou como encarregado nas relações com a Índia,adquirindo grande experiência na gestão pública. Mill foi um dos economistas que lançou as bases conceituais sobre gestão estratégica.Paralelo ao emprego regular trabalhou, criando obras literárias que gerou reformas radicais na economia e na sociedade.

O livro “Princípios de economia política” de John Stuart Mill, publicado originalmente em 1848, foi durante quase meio século foi a principal referência de livro de economia na Inglaterra. Entretanto sua obra deixou de ser referência obrigatória, na década de 1890, quando surgiu o livro “Os Princípios de Economia” de Alfred Marshall.

O Filósofo e economista jonh Stuart Mill contribuiu muito na economia, onde suas idéias influenciavam outros pensadores contemporâneos, sua evolução foi marcada por uma serie de contradições, e por isso foi considerado por alguns autores um integrante do liberarismo, enquanto outros o consideravam um pré-socialista. Ele mesmo, chegou a se definir como um socialista.

Conhecido atualmente por sua influencia e participação no empirismo, utilitarismo e liberalismo, suas principais escolas . Sem haver freqüentado nenhuma escola, pois recebia toda sua educação do pai, que lhe transmitiu conhecimento sobre estudos gregos, latim, história e matemática.

Embora toda sua vida, Stuart Mill se preoculpou com os problemas sociais e políticos, somente nos últimos anos militou efetivmente o parlamento inglês. Sua preocupação com problemas sociais decorrentes da economia, produção, e injusta distribuição das rendas que condenava a classe trabalhadora, em muitas vezes, pelo estado de esgotamento, enfraquecimento, por falta de alimentação.

Outro fator importante que reflete até então, é que Mill defendeu a emancipação das mulheres nas decisões a favor da sociedade como todo que deu início através dos seus votos.

Stuart Mill pode ser considerado um autor de pensamento econômico antigo e o pensamento econômico moderno (que enfatiza os aspectos ligados à distribuição da riqueza).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com