TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Financeiro

Por:   •  15/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Seu objetivo é ter sucesso no mundo dos investimentos? Deseja investir em renda variável e também na fixa? Quer que o dinheiro trabalhe para você? Se respondeu “sim” a todas essas perguntas, precisa primeiro entender o mercado financeiro e seu funcionamento.

Basicamente, esse é o ambiente de negociação de produtos e ativos financeiros. Participam desse acordo quem oferece o dinheiro (investidor) e quem pega emprestado (tomador). O primeiro repassa o valor que tem guardado e, em troca, recebe a mesma quantia acrescida de juros. O segundo, por sua vez, paga as taxas extras.

Essa relação nem sempre acontece de forma direta. No caso de um empréstimo bancário, não existe intermediador. Por outro lado, a compra por títulos públicos e ações requer a intercessão de uma corretora de valores. Em alguns casos, da B3, a bolsa de valores, mercadorias e futuros de São Paulo, única em operação no Brasil.

O que você precisa conhecer sobre o mercado financeiro?

A explicação anterior mostra que qualquer pessoa pode aplicar seu capital. Porém, para se tornar um investidor iniciante é fundamental economizar. Essa medida precisa ser adotada por vários motivos, como fazer uma viagem, comprar uma casa ou um carro, garantir uma aposentadoria confortável, ter uma renda etc.

Em qualquer dos casos, o objetivo é ter uma vida financeira estável e tranquila, ao mesmo tempo em que constrói um patrimônio sólido. É assim que se garante o futuro. Porém, para escolher as melhores possibilidades, é essencial entender o que significam as diferentes opções.

Pesquise de maneira constante e entre em contato com o banco para tirar qualquer dúvida. Aprofunde seus conhecimentos ao máximo e domine os termos principais do mercado financeiro, que são os que listamos a seguir.

Inflação

Esse termo caracteriza o aumento dos preços do mercado. Para ficar claro, basta imaginar o que você fazia com R$100,00 no ano 2000 e o que faz hoje com o mesmo valor. É provável que perceba que o poder de compra hoje é significativamente menor — e é isso que a inflação faz: corrói seu rendimento.

No que se refere às aplicações financeiras, o ideal é calcular a rentabilidade real, isto é, o quanto se vai ganhar acima da inflação. Esse cálculo é feito pela remuneração oferecida pelo investimento dividido pela inflação atual. Por exemplo: se o rendimento anual é de 8% e a inflação de 4%, o resultado seria de 3,84%, porque: (1 + 0,08) / (1 + 0,04) – 1 = 3,84%.

Nesse caso, o ganho real seria de 3,84%. Se fosse negativo, indicaria uma perda daquela porcentagem, isto é, você ganharia a mais que o investimento inicial, mas não chegaria a cobrir a inflação.

É possível que você já entenda essa prática. O que talvez desconheça é que o dinheiro aparentemente parado na sua conta-corrente pode ser utilizado como recurso para o empréstimo. Como a consulta é virtual, a instituição financeira apenas assegura que a quantia necessária estará disponível para pagar uma conta, transferir ou sacar algum valor.

Por isso, mesmo que você não queira, faz parte do mercado financeiro. Essa explicação deixa claro que vale a pena investir. Afinal, os bancos recebem juros em cima do dinheiro da sua conta por utilizá-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com