TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Ações

Por:   •  21/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

AÇÕES

Representa a menor parcela em que se divide o capital de uma empresa organizada em forma de sociedade anônima.

TIPO DE AÇÕES

No Brasil estão divididas em dois grandes grupos:

Ações Ordinárias: Ações de emissão obrigatória, proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem ao acionista o direito de voto em assembleias gerais. Requisito básico ser brasileiro.

Ações Preferenciais: Garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos, no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade, porém podem ser privadas do direito do voto.Típica do mercado brasileiro. Não há ações deste tipo em mercados mais desenvolvidos. Ex americano.

OBS: São as que menos protegem o acionista minoritário, por não dá o direito de votar em assembleia e em caso de venda da empresa, não lhe garantem o direito de participar do prêmio de controle(valor a mais pago ao acionista que detém o comando caso da venda da empresa).

As ações não podem passar de 50% de todas as ações emitidas pela sociedade.

FORMAS DE ESPÉCIE

Nominativas – Representadas por cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista.

Escriturais – Não há emissões de certificados, ficando mantidas em contas bancárias em nome de seus titulares, legalizada pela instituição financeira CVM.

RENTABILIDADE DAS AÇÕES

As ações são investimentos de renda variável, ou seja, não há uma rentabilidade média pré-determinada. Para avaliar se a rentabilidade de seu investimento em ações está na média do mercado, compare seu rendimento com aplicações tradicionais.

OPERAÇÃO DE MERCADO

Mercado a vista

É a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço estabelecido em pregão.

Mercado de Opções

É o mercado em que são negociados direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício pré-estabelecido.

TIPOS DE MERCADO

Mercado primário – Quando a empresa lança novas ações e os investidores as compram diretamente, tornando-se sócios. Os recursos com as vendas vão para o caixa da empresa.

OBS: Quando uma empresa faz uma emissão de ações ou a venda no mercado primário, ela está captando recursos no mercadopara financiar seus projetos e fazer investimentos.

Mercado secundário - É a forma mais conhecida. As ações das empresas de capital aberto já em circulação são compradas e vendidas na bolsa de valores, sem que os recursos passem pelo caixa da empresa.

OBS: Essas negociações podem ser também no mercado de balcão( intermediadas por bancos ou corretoras) ou entre investidores( contrato de compra e venda).

COMO FUNCIONA O MERCADO DE AÇÕES?

Ação é a fração de uma empresa.

Uma pessoa que compra ações se torna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com