TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Artigo

Por:   •  8/10/2020  •  Tese  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Orientações para o artigo

 ( profª Msc, Idelcelina Ximenes)

Estrutura: Resumo, introdução; desenvolvimento do tema; conclusão; referência bibliográfica.

Número de páginas: 10 a 15p.

Espaçamento: 1,5

Letra: arial ou times new roman; tamanho 12

Citações: sistema autor-data, citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas do texto com espaçamento simples e tamanho 11. (Verificar NBR 10520:2002)

RESUMO

É elemento pré-textual, antecede o próprio artigo. Deve ser composto por frases concisas e afirmativas. Tratando de forma breve, do tema, dos objetivos, da divisão do texto e uma rápida conclusão. Tudo isso em um único parágrafo com no máximo 250 palavras.

Em seguida as palavras-chave, que devem ter relação direta com o conteúdo tratado no artigo. 3 a 5 palavras, separadas entre si, por ponto final

INTRODUÇÃO

Na introdução deve constar dados sobre o artigo como: o tema, a importância  e / ou justificativa da escolha do tema; a problemática; a hipótese; os objetivos ( geral e específicos); a metodologia utilizada; a divisão do trabalho.

DESENVOLVIMENTO

O conteúdo deve ser apresentado de forma lógica e compreensível. As divisões do texto dependem do tema tratado. É importante começar o trabalho com uma abordagem geral sobre o tema ( histórico, conceitos, classificações) até chegar ao ponto específico do problema que se quer analisar. (Verificar  NBR 6024:2003 - Numeração progressiva das seções de um documento).

CONCLUSÃO

Nas considerações finais deve ser realizado um breve resumo sobre o que abordado no trabalho. O autor deve trazer suas reflexões sobre o tema, buscando colaborar através de sugestões de soluções e pesquisas a serem realizadas.

REFERÊNCIAS

Indicar todas as fontes de pesquisas que foram utilizadas no texto: livros, leis, artigos de internet, jurisprudências, etc.

TIPOS DE CITAÇÕES

1- Citação Direta: transcrição textual (ipses litteres ) das palavras, idéias e conceitos do autor consultado. Indica-se autor, ano e página da fonte.  As citações diretas podem ser: curtas ou longas.

 - As citações diretas curtas têm até três linhas (no seu trabalho). São transcritas entre aspas duplas, passando a integrar o seu texto, portanto mantém-se a fonte e o espaçamento entrelinhas usados no trabalho.

Exemplo:

O ato ilícito citado nos artigos supracitados é um fato jurídico. E os fatos jurídicos são ações decorrentes da vontade humana, que podem causar repercussão na esfera jurídica, causando diversos efeitos, ou seja, “para que se configure o ato ilícito será imprescindível um dano oriundo de uma atividade culposa” (DINIZ, 2008, p. 40).

- A citação direta longa tem mais de três linhas (no seu texto). Deve ser feita em parágrafo especial com recuo de 4cm da margem esquerda, com fonte menor (10) do que a que está sendo usada (12), o espaçamento entrelinhas deve ser simples e não tem aspas.

Exemplo:

Todo prejuízo deve ser atribuído ao seu autor e reparado por quem o causou independente de ter ou não agido com culpa. Resolve-se o problema na relação de nexo de causalidade, dispensável qualquer juízo de valor sobre a culpa. (CAVALIERI FILHO, 2008, p. 137).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com