TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método Indutivo E Método Dedutivo

Por:   •  4/6/2023  •  Abstract  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3
  1. FAÇA UMA PESQUISA SOBRE MÉTODO INDUTIVO E MÉTODO DEDUTIVO, DE MODO A ESTABELECER DIFERENÇAS ENTRE ELES.

O Método Indutivo parte da perspectiva de análise do micro para o macro. Analisa primeiro a consequência depois a causa; faz uma análise específica para compreensão do acontecimento particular. O Método Dedutivo parte do geral para o particular, ajuda a compreensão de coisas já conhecidas. A diferença principal é que eles são opostos. Ainda que igualmente importantes para o desenvolvimento de métodos científicos, os métodos supracitados, ainda que diferentes, podem ajudar a análise de uma mesma situação partindo de duas perspectivas para melhor compreensão. Diante das perspectivas partilhadas pelos autores, a dinâmica de análise dos métodos era de extrema importância. Por serem métodos complementares na dinâmica de análise, eles foram utilizados em conjunto, visando uma análise mais ampla e completa de determinadas situações da sociedade do século XIX e não contemporâneas a eles. O intuito de analisar o micro e aplica-lo ao macro difunde a ideia de complementação dinâmica da analise social.  

  1.  A PARTIR DESSES CONCEITOS, FAÇA UM RESUMO DO MÉTODO DA ECONOMIA POLÍTICA DE MARX E DIGA PORQUE ELE O ADOTOU.

O método foi desenvolvido para compreender a realidade que é caótica; seguido por uma análise, uma síntese e a aplicação do método. A análise se inicia partindo da prerrogativa do todo para o individual; parte-se dos pressupostos do individualismo e idealistas que a sociedade é uma soma de indivíduos (para o individualismo) e a partir de comportamentos que imaginamos ser inerentes ao ser humano, partimos de uma análise da sociedade (para o idealismo). Parte da ideia de que o ser humano se comporta de modo racional e decide quanto consumir e quanto produzir; outro pressuposto é o do materialismo que busca uma categorização da sociedade e analisa a partir da condição material da vida humana. Se o ser humano produz os meios de vida, ele produz, por consequência, sua própria vida material. As partes supracitadas são sintetizadas em mecânico, que são as partes que eventualmente se encaixam entre si e orgânico dialético que diz que não existem partes isoladas; elas formam um todo e coexistem. No contexto histórico do século XIX, existiam o idealismo dialético representado por Hegel, o materialismo mecânico de Feuerbach e materialismo dialético de Marx e Engels. O materialismo histórico parte da ideia de Marx de desenvolver as categorias abstratas de análise do capitalismo. Na visão do economista, o capitalismo vê uma massiva produção e circulação de mercadorias, e mercadorias essas que são produzidas pelo trabalho humano. A construção de categorias abstratas de análise é subdividida em: valor, mercadorias, dinheiro, capital, mais-valia, etc. Elas existem e são determinadas por elas mesmas. Marx entende que as críticas validadas na sua tese são validas para entender a sociedade antiga e a economia política da sociedade capitalista clássica. Parte de uma economia analítica que determina socialmente é por certo o ponto de partida. Analisa o individuo como um produtor isolado e não um resultante histórico

  1.  O QUE É MODO DE PRODUÇÃO E COMO ELE É CONSTITUÍDO.

O modo de produção é o modo como a sociedade produz os seus bens e serviços, como os utiliza e distribui. Ele é formado majoritariamente pelas relações de trabalho existentes na sociedade e as forças produtivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com