TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Distinções entre pesquisa qualitativa e quantitativa; entre método dedutivo e indutivo

Por:   •  31/10/2017  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

Discente: LUIZ GUSTAVO BEIJO PELAIS

Disciplina: Métodos e Técnicas Aplicadas: Ciência Política

Resenha: Distinções entre pesquisa qualitativa e quantitativa; entre método dedutivo e indutivo.

Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa

Ao definirmos as principais distinções entre as pesquisas qualitativa e quantitativa deve-se buscar compreendê-las para além do fato de que uma é o contraponto quase que simétrico da outra; urge sim compreende-las a partir de suas especificidades e de seu trato adequado para com seus respectivos objetos. Todas as perguntas são de natureza qualitativa, o método utilizado para sua resposta, no entanto, pode ser de caráter qualitativo ou quantitativo.

A escolha de uma não reside no detrimento ou na rejeição à outra; é, na verdade, uma necessidade que se impõe ao pesquisador no sentido do objeto por ele definido. “A questão tem implicações de natureza prática, empírica e técnica. Considerando os recursos materiais, temporais e pessoais disponíveis para lidar com uma determinada pergunta científica (...)” (Gunther, 2006, p. 207).

Alguns aspectos devem ser considerados na diferenciação entre as pesquisas qualitativa e quantitativa, a saber: “a) características da pesquisa qualitativa; b) postura do pesquisador; c) estratégia de coleta de dados; d) estudos de caso; e) papel do sujeito e f) aplicabilidade e uso dos resultados” (Gunther, 2006, p. 202). Vamos à elas.

Primeiramente ressalta-nos que a pesquisa qualitativa carrega em si um método que supõe a interpretação dos resultados obtidos pela observação; assim à qualitativa delega-se a interpretação dos dados obtidos mesmo via pesquisa quantitativa. Depois, são preocupações características da pesquisa qualitativa, como bem explana Gunther: a) a realidade social é vista como construção e atribuição social de significados”, assim admite-se que o meio que forneceu os dados possui uma construção que não é natural; “b) ênfase no caráter processual e na reflexão”, busca-se compreender os processos que levaram a determinada situação, procura-se fazer relação das diversas variáveis por meio da reflexão; “c) as condições ‘objetivas’ de vida tornam-se relevantes por meio de significados subjetivos”; “d) o caráter comunicativo da realidade social permite que o refazer do processo de construção das realidades sociais torne-se ponto de partida da pesquisa”. (Gunther, 2006, p. 202).

Por depender da reflexão e do envolvimento pessoal e emocional do pesquisador, de acordo com Mayring, a pesquisa qualitativa exige um procedimento que expliquem os passos do pesquisador no rumo de sua conclusão de modo a serem constantemente documentados e seguir regras fundamentadas (Mayring apud Gunther, 2006, p. 202). E ainda, caso faça-se necessário o método deve ser remodelado pois é preciso que este se adeque ao objeto de estudo e não o contrário – causando um estrangulamento do objeto. Outra característica da pesquisa qualitativa diz respeito à sua compreensão do objeto sempre visto na sua “historicidade” no que diz respeito ao seu processo desenvolvimental e o contexto dentro do qual se forjou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com