TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é a Economia?

Por:   •  30/4/2022  •  Abstract  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

O que é economia?

A economia vem se tornando nas últimas décadas um tema cada vez mais influente, na grande mídia passou a se tornar cada vez mais comum análises, matérias e entrevistas com “especialistas econômicos” que se comunicam de forma extremamente eloquente, entretanto, muitas vezes, pouco informativa, dado que, seus interlocutores, em sua maioria, não compreendem a linguagem usada por esses economistas e passam a enxergar a economia como algo fundamental, porém de difícil entendimento, logo distante de sua realidade. Mas afinal de contas o que de fato é a economia?

O termo economia surgiu na Grécia Antiga e possui como significado “Gestão do Lar”, ou seja, a economia trata do gerenciamento dos recursos da sociedade, organizando a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Entretanto não existe um consenso sobre uma determinada forma de estudar ou analisar a economia, visto que ela não é uma ciência exata, como a física, apesar de quantificar os mais diversos dados, esses são incapazes de mostrar fielmente a realidade do mundo. Como exemplo pode-se citar a afirmação de Robert Kennedy, ex-senador americano, de que o PIB mede tudo, menos as coisas que fazem a vida valer a pena, o que contradiz a mentalidade de muitos economistas de que o PIB deve crescer a qualquer custo para que a sociedade alcance o desenvolvimento.

Nesse aspecto é possível afirmar que a economia é uma “Ciência da Realidade”, pois ela é analisada a partir de valores pré-estabelecidos por quem a estuda, ou seja, nela não existe imparcialidade. Logo surgem diversas formas de compreendê-la, desde interpretações mais ortodoxas até as mais modernas, como a de Bernard Maris.

Como exemplo pode-se citar o manual de economia do renomado professor de Harvard, Gregory Mankiw, nele afirma-se que: ”Quando o governo redistribui renda dos ricos para os pobres, reduz a recompensa pelo trabalho árduo; com isso, as pessoas trabalham menos e produzem menos bens e serviços”. Defendendo a tese de que essa forma de política possui lados positivos e negativos, entretanto mesmo uma tese provinda do mainstream e aceita por grande parte dos economistas gera inúmeras contestações, como o fato de levar em consideração que as pessoas trabalham apenas pelo o dinheiro, logo com mais impostos elas ficarão desmotivadas a trabalhar será essa mesmo uma verdade absoluta? É de fato positivo incentivar que as pessoas trabalhem mais apenas para fazer o bolo crescer? Uma economia desenvolvida não é aquela que leva em consideração o bem estar da população? O bem estar é proporcional a quantidade de recursos?

Além disso, as contradições referentes ao estudo da economia estão presentes desde seus princípios, dado que, parte dos estudiosos desse campo se concentram em analisar a sociedade de forma a compreender como cada produto possui seu custo e de que forma os recursos são alocados, muitas vezes partem de leis econômicas para chegar a essas respostas. Enquanto a outra parte critica essa tendência de deixar de estudar o mundo através das mais diversas ciências humanas, possuindo em vista apenas o estudo através de uma visão matematizada, cheia de gráficos e cálculos e leis econômicas, ou “dogmas”, como são chamados por seus críticos, que esquece a complexidade social do mundo e o observa apenas por uma lente que representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com