TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tabelamento de Preços

Por:   •  4/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

No governo de José Sarney, em um período de hiperinflação no país, foi criado o “Plano Cruzado” em 1 de março de 1986. Projeto econômico que teve o tabelamento de preços de produtos de supermercado como uma das principais medidas do plano. A população com a tabela de preços saía para as compras e aproveitava para verificar se os estabelecimentos estavam respeitando a lei que congelava os preços dos produtos. Serviam como fiscais do governo, pois muitos denunciavam os preços irregulares. O plano foi uma tentativa de acabar com a inflação da época, que chegou a impressionantes 300% ao mês, e estabilizar a economia. Com estas perspectivas, o plano inicialmente foi aceito pela população.

A inflação foi reduzida, o desemprego diminuiu e o poder aquisitivo da população cresceu. Mas em alguns meses, o Plano Cruzado fracassou, apresentando vários problemas. Com o aumento da renda das pessoas, aumentou o consumo e consequentemente os produtos desapareceram dos mercados, causando o desabastecimento. Os empresários conseguiam burlar as tabelas de preços e vender com preços maiores (ágio). Houve falta de carne, devido aos pecuaristas se recusar a vender pelos preços de tabela, fazendo com que o governo chegasse a confiscar os bois. Com esta situação, o governo foi obrigado a fazer uma nova intervenção, com o objetivo de esfriar a economia.

Criou-se o “Plano Cruzado 2”, na qual foi liberado os preços dos produtos e serviços. O Plano Cruzado 2 foi outro fracasso, porque a inflação disparou, os preços dos combustíveis, automóveis subiram e da bebida o aumento chegou a 100%.

Em 29 de abril de 1987, foi a presentado o “Plano Bresser” onde uma das medidas era congelar os preços dos aluguéis e salários por 60 dias. O grande vilão do período era o déficit público, onde o governo gastava mais do que arrecadava. Porém em 1988 a inflação chega a 933% e o governo lança mais um plano econômico. Em 15 de janeiro de 1989 apresentou-se o “Plano de Verão”. Houve novamente o congelamento de preços. Mais um plano econômico desastroso. A situação foi tão grave que no período de fevereiro de 1989 a fevereiro de 1990, a inflação atingiu 2751%.

Podemos concluir que o tabelamento de preços usados pelo governo de Sarney, funcionou apenas no princípio mais não conseguiu controlar a crise econômica. Se deixar os preços dos produtos tabelados baixo, do preço de mercado, acontecerá escassez das mercadorias, pratica do ágio pelos empresários e produtores insatisfeitos. Já com os preços tabelados inversamente haverá um estoque grande, ficando os produtos encalhados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com