TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Informal

Por:   •  28/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O uso da expressão trabalho informal tem suas origens nos estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no âmbito do Programa Mundial de Emprego de1972. O trabalho informal é o tipo de trabalho desvinculado a qualquer empresa, ou seja, é o trabalho indireto onde não há vínculo empregatício por meio de documentação legalizada. Esse tipo de trabalho teve grande crescimento na década de 90 quando a competitividade fez com que as empresas optassem por mão-de-obra qualificada e também frente à crise econômica, as empresas tiveram que diminuir seu quadro de funcionários e baixar o valor de suas mercadorias.

No decorrer do tempo, o homem foi substituído por máquinas fazendo com que mais pessoas passassem para a condição de desempregados. Como maneira mais fácil, as pessoas se tornaram trabalhadoras de rua (camelôs) que apesar de não lhes oferecer garantias e benefícios, como férias, décimo terceiro salário, hora extra remunerada, FGTS, licença maternidade-paternidade, seguro desemprego e outros, conseguem o sustento da família mantendo assim seu padrão de vida. Nos tempos atuais, o trabalho informal atinge aproximadamente 49% da ocupação dos brasileiros.

Nossa pesquisa visa pesquisa sobre a economia e trabalho informal e entrevistas com os autônomos da localidade para ratificar essa situação.

METODOLOGIA

A metodologia de pesquisa adotada no presente trabalho, foi o embasamento teórico em artigos da área. O trabalho também inclui uma pesquisa de campo, realizada junto aos trabalhadores autônomos de Marabá, com o objetivo de estudar casos concretos de informalidade e em que medida esses trabalhadores “optaram” por este tipo de trabalho, se foi devido ao desejo de autonomia ou a falta de opções, ou para complementar a renda familiar. Para isto, foram feitas entrevistas com dois trabalhadores informais (autônomos), pessoas que vivem diariamente essa realidade. A entrevista abordou pessoas que trabalham na área de alimentação, comercializada em frente a Faculdade Metropolitana.

RESULTADOS

A economia informal pode ser compreendida por atividades legais e ilegais, as legais, em sua essência, são aquelas cujas praticas econômicas são “socialmente aceitas” como exemplo: omissão de renda, propriedade, salários, alugueis, juros, lucros, permuta de produtos e serviços legais, recebimento de salários desemprego ou outra forma de seguridade social em que o agente não teria esse direito. Já a atividade ilegal compõe-se da venda de produtos roubados, da fraude, do contrabando, da produção e distribuição de drogas e outras atividades correlatas.

Os principais fatores que causam o crescimento da economia informal são: o crescimento da carga tributária, impostos, taxas, contribuições sociais e outros, o aumento da economia oficial, especialmente do mercado de trabalho: redução forçada do tempo de trabalho, aposentadoria precoce, desemprego, inflação, declínio da percepção da justiça e lealdade para com as instituições públicas, redução do índice de moralidade, redução do índice de percepção da corrupção, indicando aumento desta e até mesmo a liberdade como um fator de escolha dos indivíduos para trabalhar na informalidade, pela possível flexibilidade que ela oferece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com