TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de ativos

Tese: O conceito de ativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito do Ativo

Em contabilidade, ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.

Avaliação do Ativo

São inúmeros os objetivos de se avaliar os ativos das entidades, para poder assim, destacar as diversas hipóteses para poder-se alcançar os melhores resultados possíveis, satisfazendo assim as necessidades de seus usuários. Para avaliar um ativo deve atentar bem as características que são básicas da informação, como: Objetividade: adotar procedimentos adequados, claros, transparentes para uma melhor compreensão dos relatórios contábeis.

Confiabilidade: é a aceitação e verificação dos dados escritos nos ativos, indicando a veracidade dos fatos.

Oportunidade: as informações devem ser fornecidas no tempo exato em que são necessárias, caso contrário perderão sua utilidade ou não serão mais úteis.

Precisão: para que a mensuração possa ser precisa, serão necessárias informações na medida exata das necessidades dos gestores, possibilitando assim a condução do negocio da melhor maneira possível.

Exatidão: a informação deve ser do tamanho certo ou na quantidade certa, repassando aquilo que realmente for necessário aos usuários.

Ao se atribuir valor a um ativo, deve-se verificar qual é o objetivo da empresa, que em primeiro momento seriam quatro, para aquisição de algo necessário, para manter a sua atividade algum outro instrumento de pagamento, recebido quando um ativo ou serviço deixa a empresa por meio de troca ou conversão. Referem a vendas efetuadas pela empresa, ou a atribuição de valores aos bens que estão sendo colocados a disposição de interessados. Podem ser apresentados por: valores descontados das entradas de caixa futura, preços correntes de venda, equivalentes correntes de caixa, valores de liquidação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com