TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de terceirização, quais são as suas vantagens e desvantagens

Artigo: O conceito de terceirização, quais são as suas vantagens e desvantagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Terceirização – Outsourcing

O presente trabalho tem o objetivo de explicar o conceito de terceirização, quais são suas vantagens e desvantagens perante o mercado de trabalho, além de realizar o desafio proposto da atividade de autodesenvolvimento: que é escolher uma empresa para comentar sobre seus setores terceirizados e dessa forma identificar seus pontos positivos e possíveis pontos negativos.

A Terceirização é um processo regulamentado pelo Código Civil Brasileiro. Ela teve início na década de 1940 nos Estados Unidos. Consiste em um processo onde determinada organização foca nas suas atividades mais voltada pelo negócio e repassam as que não têm muito ligação a terceiros, como por exemplo, uma empresa de Construção Civil, seu foco principal é de construir casas, prédios e apartamentos e os outros setores como segurança e limpeza podem ser repassados á uma empresa prestadora de serviços nessas áreas. As empresas optam por esse tipo de serviço porque busca redução de custos, foco no negócio principal, porque não disponibilizam de determinado serviço, pela facilidade e agilidade nos processos, eliminação de desperdícios, e dessa forma realizando seus objetivos a fim de alcançar resultados positivos. Mas também podem trazer algumas desvantagens para a empresa tomadora, isso devido à falta de supervisão dos produtos e/ou serviços adquiridos, por isso é necessário ter certo cuidado na escolha da empresa.

A Terceirização pode ser aplicada em diversos tipos de setores de uma organização, (todos relacionados à atividade meio da empresa tomadora), a saber:

 Segurança/ Vigilante

 Serviços Gerais

 Recepção/Telefonista

 Auxiliar de Manutenção

 Jardinagem

 Serviços de Secretária

 Frota de veículos

 Serviços de Alimentação, etc.

O desafio proposto pela Atividade de Autodesenvolvimento é escolher uma empresa, onde deverá ser comentado qual setor da mesma é terceirizado, além de citar se poderia haver outro setor terceirizado. Dessa forma escolhe falar do UNIDESC (Centro de Desenvolvimento do Centro Oeste).

Empresa: UNIDESC

Segmento: O UNIDESC é uma Instituição de Ensino Superior, onde seu objetivo é dar oportunidades e levar o acesso à comunidade do Entorno de Brasília, além de oferecer ensino nas diversas áreas do conhecimento humano.

Localização: Sua sede fica no município de Luziânia- GO e sua unidade se encontram no município de Valparaiso de Goiás.

Setor Terceirizado: O setor terceirizado dessa organização é a segurança, que é realizada pela Betha Segurança Forte, uma empresa que presta serviços de segurança. Outro setor que poderia ser terceirizando nessa organização é o de serviços gerais como de limpeza e jardinagem.

As vantagens que essa empresa pode ter por possuir setor terceirizado são: (como já mencionado no trabalho) foco na sua atividade principal, que é levar conhecimento às cidades em torno de Brasília, buscando ganhar reconhecimento no mercado, redução de gastos e entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com