TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento da Logística como uma competência multidisciplinar

Relatório de pesquisa: O desenvolvimento da Logística como uma competência multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.087 Palavras (13 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da Logística como competência multidisciplinar tem apresentado necessidade constante de adaptação, evolução e especialização notável. Talvez em função da descoberta, nos últimos anos, da logística como ferramenta indispensável e diretamente associada ao crescimento e desenvolvimento da sociedade. Da mesma forma os profissionais, entidades e empresas que atuam neste ramo apresentam índice significativo de profissionalização e de integração com os demais segmentos da sociedade. A chave para o diferencial é entender as continuas mudanças pela qual o produto resultante deste negócio (o desenvolvimento, montagem e comercialização de soluções de transporte e mobilidade urbana) vem passando e buscar através da integração e do desenvolvimento continuo dos processos e das soluções logística o estabelecimento de soluções customizadas e diferenciadas perfeitamente integradas ao ambiente onde a unidade de produção se encontra ate ao produto final, principalmente em relação ao processo produtivo e a configuração de sua cadeia de suprimentos.

A crescente competitividade internacional, a fragmentação, dos mercados e a dinâmica da evolução tecnológica são forças que vêm impulsionando estas transformações.

Atualmente os fornecedores passaram a ser responsáveis por uma série de tarefas entre as quais podemos citar: a montagem de conjunto de peças e componentes, o desenvolvimento de novos projetos de partes dos veículos e, até mesmo, o desenvolvimento de novos processos, em conjunto com a montadora.

Nos últimos anos, várias empresas estrangeiras do ramo automobilístico construíram fábricas no Brasil, visando o crescente mercado interno e a posição estratégica do país dentro do Mercosul e América Latina. A maioria destas novas plantas está operando de acordo com muitos princípios do modo de produção enxuta, entre os quais, a presença dos fornecedores de primeiro nível (“sistemistas”) no mesmo parque fabril da montadora e, também, a entrega de conjuntos completos de peças e componentes (sistemas ou módulos) just-in-time para serem montados nos veículos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. PRIMEIRO DEAFIO: Logística Internacional

2.1.1. A Lifan é um dos maiores grupos privados da China, com pouco mais de 20 anos de existência, já atua em 165 mercados no mundo e é a segunda marca em exportação de automóveis da China. Já conquistou o Nation Card, que a coloca entre as empresas que melhor representam o desenvolvimento da economia chinesa.

Fundada em 1992 por Yin Mingshan, a Lifan tem a marca da inovação. Foi a primeira indústria automotiva da China a entrar no mercado da União Europeia e a primeira empresa automotiva chinesa a oferecer ações na Bolsa de Valores de Shangai. Construiu um centro de pesquisa de tecnologia avançada com mais de mil especialistas que vieram de empresas como a Chrysler, General Motors, Ford, entre outras grandes companhias. Firmou uma parceria com a empresa Ricardo UK, líder global em inovação e tecnologia, que desenvolve tecnologias para empresas como BMW, McLaren, Land Rover e Jaguar.

Hoje, a Lifan possui diversas fábricas nos segmentos mais competitivos da indústria automotiva mundial, como caminhões, ônibus, motos, minivans, automóveis, produtos de força e motores.

No segmento de motores, a Lifan é a maior produtora de motores de motos do mundo e detém 11,2% da produção mundial. A empresa tem mais de 10 mil pontos de vendas espalhados por 42 países da Europa, Ásia, Oriente Médio, África e América do Sul.

Lifan do Brasil Automotores Ltda – assume oficialmente a operação de sua marca no país, a marca Lifan está presente no Brasil desde 2010 e comercializou cerca de 4 mil veículos. Atualmente há 28 concessionárias ativas da marca.

Já está definido também o lançamento de novos produtos. Um novo modelo Lifan será apresentado no início de 2013 e outros produtos chegarão alguns meses depois. Esta nova fase de operação da Lifan exigirá o investimento de U$150 milhões na região. Uma parte deste valor será investida numa nova fábrica de motores e na ampliação da atual unidade onde são fabricados os veículos da marca.

Os planos da Lifan Motors para a América do Sul são de longo prazo. Com a retomada da operação no Brasil, considerado prioritário por ser o maior mercado da região, e os investimentos que serão realizados na área industrial, a Lifan pretende criar bases sólidas para manter a operação estável e crescente.

"Nossa prioridade são os clientes da marca e para isso estamos criando as condições necessárias para crescer de forma consistente. Isso inclui novos produtos, serviços pós-venda e rede capacitada para dar total assistência ao cliente Lifan", finaliza Steven.

2.1.2. Processos de Importação

Foram definidas algumas cotas anuais para comércio de carros entre os países, que é isento de taxa de importação. De março deste ano até abril de 2013, essa cota é de US$ 1,45 bilhão, divida entre as montadoras. Até 2015 outras duas cotas diferentes serão implantadas, com valores que crescem progressivamente, até US$ 1,64 bilhão. Ao longo de todo o processo logístico e aduaneiro da importação do veículo, vários órgãos estarão envolvidos, que emitirão licenças e documentos imprescindíveis. São eles:

• IBAMA – Emite a Licença para Uso da Configuração do Veículo ou Motor (LCVM). Esta licença é obrigatória para emissão de outro documento importante no processo, o CAT.

• DENATRAN – Emite o Certificado de Adequação à Legislação Nacional de Trânsito (CAT).

• DECEX – Órgão ligado à Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que analisa e concede a Licença de Importação (LI);

• RECEITA FEDERAL – Verifica a conformidade dos dados informados na Declaração de Importação (DI) com a mercadoria importada, os documentos apresentados e a legislação específica, com vistas ao desembaraço (entrega) da mercadoria.

Vencido a barreira dos cadastros, licenças e do pagamento do câmbio, o próximo passo é pensar no envio do seu veículo para o Brasil. Você tem 60 dias, depois do deferimento da Licença de Importação, para embarcar o seu carro.

Dependendo da situação comercial negociada, o vendedor poderá ou não cuidar dos procedimentos logísticos e aduaneiros no exterior. Isso envolve a preparação e embalagem, a obtenção de licenças prévias de exportação, preenchimento de formulários (eletrônicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com