TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo da globalização e as suas características

Artigo: O processo da globalização e as suas características. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

1 O PROCESSO DA GLOBALIZAÇÃO E AS SUAS CARACTERÍSTICAS

A globalização permite que se tenha relações entre países que haja uma interação uma troca de ideias. Com o aumento da tecnologia se tornou possível a comunicação entre pessoas de países distintos onde não se ocorre nenhuma alteração na troca de informações, ou seja, a distância se torna cada vez mais curta quando se trata da comunicação. Através disse acordos políticos são facilmente tratados, e a economia de um país pode se tornar melhor.

A globalização teve inicio com as grandes navegações onde houve os primeiros contatos com outros povos e se pôde ter relações comerciais e um contato direto com outras culturas. O processo da globalização tornou-se fixo com a queda do socialismo e ascensão do neoliberalismo.

Com a industrialização as grandes produções geravam cada vez mais consumo, e com o aumento da demanda era necessário que houvesse ofertas e com isso foi ocorrendo um aumento da concorrência e as pessoas se tornaram cada vez mais exigentes com a qualidade, foi então que as empresas trouxeram mais tecnologias ao mercado e com o uso de computadores e da internet os empresários estabeleceram então contatos comercias para baratear o preço de seus produtos, surgindo assim a terceirização de matéria prima onde um objeto pode ter as partes que o montam de vários países diferentes, um exemplo disse é a montagem de uma carro, onde o motor pode vir de um determinado país e as peças de outro.

Quebra de Página

2 O AUMENTO DO USO DA INTERNET.

Com o aumento da tecnologia as pessoas através da internet tem a possibilidade de manter um contato com pessoas de outros países e conhecer novas culturas onde há uma quebra de barreiras e faz com que as pessoas compartilhem ideias por todo o universo e com uma liberdade maior, no Brasil ocorreram várias manifestações sendo todas organizadas por redes sociais um reflexo da expansão da comunicação em massa.

Atualmente saiu na mídia o caso da espionagem dos Estados Unidos nas redes sociais e da internet em geral da população brasileira o que gerou um espanto ao povo brasileiro, dentre todos esses aspectos a influência da globalização é evidente pela agilidade em que as informações puderam chegar aos Estados Unidos onde se há perguntas sobre até onde a privacidade das pessoas estão preservadas ou não.

Quebra de Página

CONCLUSÃO

Conclui-se que a globalização foi um processo importante para a evolução da humanidade, porém com o uso da internet o contato “frente a frente” tem se tornado cada vez menor e as pessoas estão se tornando cada vez mais individualistas.

O capitalismo faz com que o objetivo geral do mundo todo seja alcançar um capital maior, onde os menos afortunados ao verem muitas vezes um objeto que não tem condições de compra-lo acabam roubando o mesmo gerando um aumento da violência acontecendo um falta de consciência e de controle por parte das pessoas.

O aumento da produção faz com que as pessoas comprem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com