TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de gestão de armazenagem

Seminário: O processo de gestão de armazenagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Seminário  •  4.087 Palavras (17 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 17

Etapa 03

Passo 01

1. O processo de gestão de armazenagem.

A redução dos custos de movimentação e armazenagem, associada à melhoria das condições de trabalho dos colaboradores são fatores relevantes que devem ser avaliados na implantação de sistemas verticalizados e no gerenciamento de armazéns. Este artigo traz como tema principal a gestão de armazenagem com enfoque no sistema de controle e localização de estoque. Para tanto, realizou-se: avaliações nas formas de controle de estoque; medições dos espaços de armazenagem para esboçar formas de armazenamento de produto e proposição de formas de endereçamento e localização de produtos. Além da literatura levantada sobre o assunto, foi desenvolvido um estudo de caso em um supermercado situado na região de Campinas cuja realização utilizou-se coleta de dados por meio de entrevista e observação não-participante. Caracterizado o sistema de armazenagem atual utilizado pela empresa, realizou-se uma análise para verificar qual dos sistemas de localização e controle é mais adequado à empresa, visando otimizar os resultados atuais do processo de armazenagem. Para finalizar foram propostos um esboço de novo leiaute, sistemas de controle e localização de estoques bem como novas formas de armazenamento dos produtos.

As empresas vêm presenciando nestes últimos anos um aumento no grau de exigências do mercado consumidor e também no nível de competitividade do comércio. A busca para a melhoria do nível de serviço junto a logística continua sendo um dos grandes desafios gerenciais, ao qual a gestão da armazenagem é um fator preponderante na geração de custos e níveis de eficiência e eficácia dos objetivos que se deseja alcançar junto aos clientes. as empresas que não alcançam um bom sistema de logística interna estão suscetíveis a perderem sua colocação no mercado pela avaliação que os clientes irão fazer sobre os serviços prestados por seus funcionários quando da falta de algum material no seu atendimento. Para Moura (1998), a logística interna trata de todo o gerenciamento do processo interno de abastecimento, armazenamento, transporte e distribuição das mercadorias dentro da organização, ou seja, para atender suas demandas.

Dentro da logística de distribuição e de suprimento está contido o processo de armazenagem, que durante anos foi relegado a locais inadequados, pois não se pensava em armazenagem como estratégia logística. Com o passar do tempo, verificou-se que locais inadequados ocasionavam um alto custo para as organizações (MOURA, 1997). A armazenagem tornou-se uma estratégia das empresas para reduzir o custo dos produtos. A elevada parcela de custos fixos na atividade de armazenagem faz com que os custos sejam proporcionais à capacidade instalada (LIMA, 2000). Desta maneira, pouco importa se o armazém está vazio ou se está movimentando menos produtos do que o planejado.

2. A conteinerização de carga.

A conteinerização é um importante elemento de inovação em logística que revolucionou o comércio internacional. Até então, a manipulação das mercadorias exigia um trabalho brutal de força humana, havia risco de danos à carga, ao manipulador, ao meio ambiente, além da facilidade de roubo. A utilização de contêineres padronizados reduziu o tempo de carregamento e descarregamento em portos, otimizou espaços de armazenamento e possibilitou a utilização intermodal no transporte de cargas, tornando todo esse processo mais rápido, seguro e eficaz.

3. Quais são os procedimentos para o recebimento e entrega de materiais

A função básica do recebimento de materiais é assegurar que o produto entregue esteja em conformidade com as especificações constantes no Pedido de Compra.

Note que o fornecedor, no momento da entrega, é um cliente para o setor de recebimento da empresa compradora (por mais paradoxal que possa parecer) e, portanto, deve ser tratado com a deferência apropriada a um cliente.

Assim, procedimentos adequados na portaria da empresa, permitindo a rápida entrada dos veículos, são necessários para que o recebimento do material se processe sem prejuízo para nenhuma das partes. Esses procedimentos devem apresentar:

• comunicação eficiente entre portaria e o setor de recebimento;

• pessoal treinado para os procedimentos de entrada de fornecedores na empresa;

• redução, ao mínimo possível, da burocracia para o preenchimento de autorizações de entrada na empresa;

• capacidade de recebimento adequada ao volume de entrega de materiais pelos fornecedores, inclusive em períodos de maior demanda, evitando filas e tempo de espera que os prejudiquem sobremaneira;

• estacionamento adequado para os veículos que estão aguardando a entrada no site

A liberação para o pagamento de materiais ou serviços ocorre após a conferência dos mesmos.

A conferência pode ser feita na retirada do material no fornecedor, assim como no recebimento no site.

Todos os materiais devem estar acompanhados dos documentos constantes dos pedidos de compra, que podem variar de um caso para outro. A Nota Fiscal deve acompanhar todas as entregas.

Quando o fornecedor entregar os materiais nas Unidades isso deve ser feito na área de recebimento físico/fiscal. A entrega em outras áreas poderá implicar em extravio ou atrasos indesejáveis.

Possíveis não-conformidades poderão ser:

•especificação

•prazo de entrega

•quantidade

•preço

•impostos

•valor do frete

•outros itens específicos

Passo 02

As empresas vêm presenciando nestes últimos anos um aumento no grau de exigências do mercado consumidor e também no nível de competitividade do comércio. A busca para a melhoria do nível de serviço junto a logística continua sendo um dos grandes desafios gerenciais, ao qual a gestão da armazenagem é um fator preponderante na geração de custos e níveis de eficiência e eficácia dos objetivos que se deseja alcançar junto aos clientes. as empresas que não alcançam um bom sistema de logística interna estão suscetíveis a perderem sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com