TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DOS PRODUTOS DO GÊNERO ALIMENTÍCIO

Ensaios: PROCESSO DE ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DOS PRODUTOS DO GÊNERO ALIMENTÍCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  3.903 Palavras (16 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

Diante de um mercado altamente competitivo, que cresce progressivamente no ramo de distribuição na cidade de Arapiraca – AL, a presente pesquisa apresenta um estudo de como uma distribuidora da cidade funciona, restringindo-se ao processo de armazenagem e distribuição física dos produtos do gênero alimentício.

Tendo em vista um mercado com uma elevada exigência por parte dos clientes, no que diz respeito ao estado no qual se encontra o produto ao ser adquirido, observa-se que estes buscam cada vez mais conhecer a fundo todo o processo produtivo, bem como o caminho percorrido pelo produto até o destino final.

Pode-se notar que hoje em dia um dos pontos a serem observados com mais atenção nas empresas é como vem sendo utilizada as práticas logísticas. Dentro da empresa a logística pode ser observada no controle de estoques, na atividade de compras, na movimentação interna e expedição das mercadorias, no recebimento e processamento dos pedidos feitos pelos clientes, nas embalagens e no sistema de informações.

A logística tem como propósito diminuir a distância existente entre produto e consumidor, de forma que o produto possa satisfazer o consumidor quanto as suas expectativas no que se refere à qualidade do mesmo (que conta com a forma com a qual o produto esteve armazenado), bem como a distribuição (menor e melhor prazo de entrega), além de proporcionar um menor custo tanto para a empresa como para o consumidor.

O estudo do processo de armazenagem e distribuição física dos produtos do gênero alimentício possui grande importância no que se refere à forma como estes acontecem nas empresas, de modo que possa fazer uso de práticas adequadas, proporcionando a mesma uma redução dos custos.

A perda de produtos em estoques, depósitos e armazéns, causada por acondicionamento dos produtos de forma inadequada, bem como o manuseio e a movimentação destes dentro do

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO

8 e 9 de junho de 2012

3

armazém, além das condições em que são distribuídos até chegar ao consumidor final, a presente pesquisa tem o propósito de explanar estas questões fazendo um paralelo entre a teoria e prática, realizando um diagnóstico das empresas pesquisadas apontando as falhas e propondo melhorias baseadas na bibliografia pesquisada.

Considerando a cidade de Arapiraca – AL um “pólo” atrativo para implantação de distribuidoras, por ser uma cidade centralizada no estado, estudar as práticas exercidas por estas pode ser fator de credibilidade no mercado bem como aceitabilidade por parte dos potenciais clientes diretos e indiretos.

Diante do contexto abordado a presente pesquisa apresenta como objetivo geral compreender o processo de armazenagem e distribuição dos produtos do gênero alimentício oferecidos pela distribuidora Asa Branca localizada na cidade de Arapiraca – AL.

E como objetivos específicos: Entender como é feita a armazenagem dos produtos; Analisar o processo de distribuição física dos produtos do gênero alimentício; Diagnosticar deficiências tanto na armazenagem quanto na distribuição dos produtos e apresentar melhorias para a distribuição dos produtos do gênero alimentício na distribuidora pesquisada.

2. CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS

2.1. Logística Empresarial

Há muito, os militares já faziam uso de artifícios logísticos como estratégia para manterem a ordem e acompanhamento de suas armas e munições, bem como um melhor controle das mesmas.

O conceito de logística empresarial é bastante recente no Brasil. O processo de difusão teve início, de forma ainda tímida, nos primeiros anos da década de 90, com o processo de abertura comercial, mas acelerou a partir da década de 1994, com a estabilização econômica propiciada pelo Plano Real (FLEURY et al, 2000).

Inicialmente a logística ocupava-se de três atividades principais como transporte, armazenagem e gestão de estoques, com o passar do tempo passaram a fazer parte de suas principais atividades o âmbito da produção, marketing, finanças, entre outras.

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO

8 e 9 de junho de 2012

4

Segundo BALLOU (1993, p.17) “a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produto”.

De acordo com (CHRISTOPHER, 2007, p.14) a missão do gerenciamento logístico é planejar e coordenar todas as atividades necessárias a atingir os níveis desejados de qualidade e de serviços prestados ao menor custo possível. A logística, portanto, deve ser vista como o vínculo entre mercado e a base de suprimentos. O alcance da logística perpassa toda organização, do gerenciamento da matéria-prima até a entrega do produto final.

A logística tem como principal objetivo redução dos custos de manutenção de estoques, gerenciamento das informações externas que lhe são passadas, comodidade e segurança na entrega dos produtos aos consumidores.

A logística tem como finalidade: ter os insumos corretos, na quantidade correta, com qualidade, no lugar correto, no tempo adequado, com método, preço justo e com boa impressão e; ajudar a aumentar o grau de satisfação do cliente de acordo com GOMES (2004, p.2). O autor destaca ainda que um bom gerenciamento logístico objetiva: diminuir prazos de entrega; aumentar a confiabilidade (prazos e quantidades) da entrega e, consequentemente evitar quebras na programação; reduzir problemas de qualidade; reduzir os preços dos produtos e torná-los estáveis; manter importante comprometimento com o cliente e; ajudar o planejamento.

A logística quando bem aplicada nas suas mais diversas atividades funciona como estratégia empresarial sendo um diferencial competitivo entre as empresas, além de reduzir os custos operacionais.

2.2. Processo de Armazenagem

Estima-se que algumas empresas fecham por não administrarem corretamente e não darem devida atenção à armazenagem dos seus produtos, o que requer demasiado cuidado no que se refere à forma como estes ficaram armazenados, levando-se em consideração o ambiente

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO

8 e 9 de junho de 2012

5

adequado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com