TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que caracteriza os mercados imperfeitos?

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  1.897 Visualizações

Página 1 de 8

Capítulo 6

 1) O que caracteriza os mercados imperfeitos?

R: Muitos consumidores e fornecedores produzem produtos parecidos, mas com características diferentes, empresas lideres que manda no preço e as pequenas acompanham cada empresa tem um preço, os lucros são normais, não são exagerados.

 2) Entre as barreiras á entrada que impede a concorrência, quais são as mais comuns?

R: As barreiras são: monopólio (naturais ou puros), patentes, controle de matéria-prima e outros.

(3) O que é uma patente?

R- Patente é um título de propriedade que confere ao seu titular o direito de impedir terceiros explorar sua invenção, em um determinado território, por um limitado período de tempo, em troca da descrição da invenção.

4) O que é monopólio? Quando uma empresa tem poder de monopólio?

 R-Situação de mercado em que um só vendedor controla toda a oferta de uma mercadoria ou de um serviço. quando uma empresa controla um mercado sendo ela a única fornecedora deste produto/serviço ou por possuir uma fatia grande no Market share do mercado (mais de 25% de todo mercado).

(5) O que é um monopólio natural? Em que ele se diferencia dos monopólios artificiais?

 R- O monopólio natural é conseqüência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas. O monopólio artificial se deve a uma legislação que garante isenção fiscal, proteção tarifária, subsídios, licenças de atuação etc. Em outras palavras, o monopólio artificial é um custo para o consumidor, que deve pagar um preço mais alto e aceitar um produto ou serviço de qualidade inferior do que se houvessem concorrentes ao monopolista, ou seja, do que se não houvesse a proteção legal para o monopolista. .

 (6) Como é a curva de demanda de um monopolista?

R- O monopólio é uma forma de não-competitivo mercado em que uma empresa controla a oferta de um serviço / bom. Em um mercado competitivo, não há bens substitutos a propriedade em questão. A entrada no mercado por outras empresas é limitada por barreiras tecnológicas, legais ou naturais. Ao contrário das empresas concorrentes, a empresa monopolista é capaz de controlar tanto o preço de venda que a quantidade fornecida. Mais precisamente, a empresa monopolista fixação do montante da produção e do mercado determina, de acordo com a produção e aplicação, o preço de venda do ativo. Em conclusão, o preço do produto é uma função da quantidade produzida. A empresa monopolista maximiza o lucro na junção entre o mínimo e o custo marginal (MC) e receita marginal (RM). Este ponto determina a quantidade de * saída q do ativo pelo monopólio da empresa. Dada a produção demanda de mercado determina o preço de mercado.

(7) Qual e o nível de produção em que se maximiza o lucro de um monopolista?

 R- um monopólio pode maximizar lucros escolhendo a quantidade na qual a receita marginal é igual ao custo marginal. Após obter este ponto de equilíbrio ele utiliza a curva de demanda para determinar o preço capaz de induzir os consumidores a comprar essa quantidade.

 (8) Em que consiste a discriminação de preços e que condições são necessárias para que ela se realize?

 R-Discriminação de preços é a prática de cobrar preços diferentes pelo mesmo produto Para que a discriminação de preços seja eficaz, é necessário que a empresa seja capaz de identificar os diferentes consumidores, e de lhes cobrar preços diferentes e os consumidores não tenham a possibilidade de fazer arbitragem (os consumidores aos qual o produto é vendido a um preço mais baixo não o podem vender aos outros). A pratica de discriminação de preços se assemelha um pouco ao Dumping.

 (9) Qual a diferença entre o nível de produção e o preço que se estabeleceria em dois mercados que comercializam o mesmo bem, um sob condições de monopólio e outro em concorrência perfeita?

 R- Em uma concorrência perfeita há um grande número de vendedores (empresas) para um mesmo tipo de bem de tal forma que uma única empresa isoladamente não afeta a oferta daquele produto, e se uma única empresa eleva seus preços, fatalmente não terá lucro nenhum, pois muitas outras ofertam o mesmo produto a preços menores o que leva a um equilíbrio nos preços o chamado lucro normal, muitos vendedores para os mesmos produtos competindo entre si. No monopólio, temos o inverso da concorrência perfeita, existe um único produtor para vários compradores, ou seja, a empresa que define os preços, não há concorrência se a empresa eleva seus preços há uma queda de vendas, mas que não afeta os lucros da empresa, mas isso não significa que ela pode aumentar os preços o quanto quiser, pois ai os consumidores tenderam a deixarem de consumir aquele determinado produto, mas no monopólio quem determina os preços e a produção é a própria empresa.

10) Por que muitos países criam organismos de defesa da concorrência? Quais são os órgãos brasileiros que cumprem este papel?

 R- Muitos países criam organismos para julgar os processos administrativos relativos a abuso de poder econômico, bem como analisar fusões de empresas que podem criar monopólio ou maior domínio de mercado. No Brasil existem órgãos como: o Conselho Administrativo de Direito Econômico (CADE), Secretaria de Desenvolvimento econômico (SDE), e a Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) são os órgãos que julgam esses processos.

(11) O que e um oligopólio?

 R- situação de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado.

 (12) Quando se alcança o equilíbrio no oligopólio?

 R- O preço do oligopólio é menor que o preço do monopolista, pôr maior que o preço competitivo (que é igual ao custo marginal) É uma situação em que os atores econômicos interagindo entre si escolhem, cada um deles, a melhor estratégia para si com base nas estratégias escolhidas pelos demais

(13) O que é e como se calcula o coeficiente de concentração?

R-O índice ou coeficiente de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade. É comumente utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda. O índice de Gini aponta diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. O coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda num país.

(14) O que se entende por cartel? Por que se diz que ele é uma solução de colusão no oligopólio?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com