TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é economia ?

Por:   •  20/3/2017  •  Dissertação  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Washington Rodrigues de Almeida          Id: 303466

1) Defina Economia e sua aplicação na vida cotidiana.

A economia estuda a forma de administrar recursos escassos, com o objetico de produzir bens e serviços e distribui-los para consumo entre os membros da sociedade, a economia tem a missao de suprir as necessidades humanas, tanto materiais como não materiais, de bens e serviço.

2) Qual a diferença entre micro e macroeconomia? Justifique.

Podemos destingui-las:

A macro procura uma perspectiva geral e a micro uma perspectiva individual. A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. Deve ficar claro que a teoria e a política macroeconômica não conhecem limites geográficos; antes, elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado, as teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente da empresa. Visam definir as ações que permitirão à empresa obter sucesso. Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro são extraídos da teoria Microeconômica. Questões relativas à composição de fatores produtivos, níveis “ótimos” de vendas e estratégias e determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias do nível Microeconômico, a macro, estuda atores econômicos globais, como um país, e a micro especificos, como um consumidor.

3)O que é engenharia economica? Qual a sua aplicação?

Engenharia Econômica é a avaliação sistemática dos aspectos econômicos de soluções propostas para problemas de Engenharia. Mais especificamente,  ela fornece métodos que permitem tomar decisões relacionadas à economia de forma a reduzir custos e/ou maximizar benefícios para alguma organização. Engenharia economica é importante para todos que precisam decidir sobre propostas tecnicamente corretas e seus fundamentos podem ser utilizados tanto para empresas privadas como estatais. Todo o fundamento da engenharia econômica se baseia na matemática financeira, que se preocupa com o valor do dinheiro no tempo.

Podem-se citar como exemplos de aplicação:

Efetuar o transporte de materiais manualmente ou comprar uma correia transportadora;

• Fazer uma rede de abastecimento  de água com tubos grossos ou  finos;

• Substituição de equipamentos obsoletos;

• Comprar carro a prazo ou à vista.

4)POrque que se diz que o dinheiro tem valor no tempo?

Receber uma quantia hoje ou no futuro não é a mesma coisa.A soma de dinheiro na data de HOJE, e sobre determinadas condições, pode ser monetariamente equivalente à outra soma diferente de dinheiro considerando a variação do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com