TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é economia

Por:   •  7/7/2015  •  Resenha  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

COMPONENTE: ADMD01 GESTÃO ECONOMICA /T01

DOCENTE: DILSON CERQUEIRA

ELTON NASCIMENTO GOMES

RESENHA: O que é economia?. SINGER, Paul.



        Em sua obra, Paul Singer trata  a economia, desde o significado do termo até a contextualização da palavra. Aborda os vários significados do termo “economia": fala sobre três diferentes significados para o termo economia, mostrando que ela pode ser demonstrada desde o simples ato de administração do lar não só o sentido de economizar, mas também a ampla gama de atividades que compõem a “economia” de um país mostra os aspectos científico da ciência que é a forma de sistematizar o conhecimento sobre a atividade econômica.

        Inicia o primeiro tópico “os vários significados do termo ‘economia’ mencionando suas visões  de interpretação do que é economia”. Num primeiro momento diz que é a qualidade na questão do bom senso de uso de valores ou recursos, ou seja, é a pessoa que é econômica, quando não esbanja dinheiro e tem noção de quanto pode gastar e pagar para um determinado bem. Em um segundo significado é a característica comum de uma ampla gama de atividades que compõem a economia do país, ou seja, como andam as vendas, como estão obtendo os devidos lucros ou até mesmo como está o ambiente externo de uma determinada empresa. O terceiro significado é de que a economia está atrelada diretamente com o segundo conceito, é a ciência que tem por finalidade a atividade da segunda definição. É a análise do ambiente, como fazer a empresa obter lucros, entre outros. 
        No segundo capítulo, a economia como atividade: Paul Singer, aqui cita duas visões como marxismo e o marginalismo no qual o autor explica como funciona a economia enquanto a divisão social do trabalho.
        A primeira a ser citada é a dos marxistas, que veem a atividade social como algo coletivo. No modo de interpretar dos marxistas, a economia não trata apenas de explicar as atividades econômicas, ele trata também das condições sociais e políticas que a condicionam. Se o setor referente ao modo de produção é o modo capitalista as estruturas de classe e os conflitos entre elas, as bases institucionais do estado e seu papel na produção de mercadorias e na circulação das mesmas, na repartição da renda, na acumulação de capital etc.

        Enquanto para os marginalistas, a atividade econômica é algo individual, pois segundo o autor, por mais que exista um trabalho em conjunto, os marginalistas levam em consideração do fato de que cada pessoa do grupo leva em conta seus interesses pessoais e não os interesses do grupo em geral. Cada pessoa do grupo exerce tal função pensando em suprir suas necessidades de vida. Para os marginalistas o indivíduo não é forçado a se submeter à determinada divisão social sem que haja uma parcela de que ele possa escolher.

        No tópico ‘A economia como ciência’ o autor fala que, no modo de interpretar dos marxistas, a economia não trata apenas de explicar as atividades econômicas, ele trata também das condições sociais e políticas que a condicionam. Se o setor referente ao modo de produção é o modo capitalista as estruturas de classe e os conflitos entre elas, as bases institucionais do estado e seu papel na produção de mercadorias e na circulação das mesmas, na repartição da renda, na acumulação de capital etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com