TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ramo do empreendedorismo no Brasil

Artigo: O ramo do empreendedorismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... ( Augusto Cury )

O ramo do empreendedorismo no Brasil vemos que, ex - empregados mesmo sem nada de experiência no ramo veem tentando salvo algo, para um ótimo negocio lá na frente, colocam tudo que sua família tem de herança : fundo de garantia, economia pessoas, colocam até suas casas e carros no negocio. Quando se veem esses ex-empregados com quem vendia o almoço para ter a janta se tornaram grandes investidores, grandes patrões e gerentes no ramo trabalhista ajudando também outros que um dia já foi alguém sem um emprego sem total experiência.Dados publicados pelo Sebrae em 2010 mostram que no período de 2000 a 2008 o número de micro e pequenas empresas passou de 4,1 milhões para 5,7 milhões. Ainda segundo os dados,pode-se ratificar que as micro e pequenas empresas têm fundamental importância parar a economia nacional : 52% do total de empregados com carteiras assinadas; 29,4% das compras governamentais; 10,3 % milhões de empreendedores informais; 4,1 milhões de estabelecimentos rurais familiares ; 85% do total dos estabelecimentos rurais.

Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem total motivação e são apaixonadas pelo o que fazem, não ficam contente em ser apenas mais um da multidão, querem ser mais que reconhecidos no mercado, querem ser admirados ter seu legado. Agora no presente, não se tem movimento predominante, mais acredita-se que o empreendedorismo irá,cada vez mais mudar a forma de fazer negócios no mundo, o papel do empreendedor sempre foi mais que essencial na sociedade.

Atualmente pode ser chamado a era do empreendedorismo, são os empreendedores que estão eliminando as barreiras comerciais e culturais, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novos empregos e gerando riqueza para a sociedade.O empreendedorismo tem sido o centro das políticas na maioria dos países, se acelerou na década de 1990 e aumentou em proporção nos ano de 2000, alguns exemplos são parques tecnológicos , incubação de empresas, educação fundamental à pós- secundárias .

O empreendedorismo no Brasil só foi surgi mesmo na década de 1990, quando entidades como Sebrae e Softex foram criadas. Sebrae é um dos órgãos do pequeno empresário brasileiro, que busca todo o suporte para o crescimento da sua empresa. Já Softex foi criada para levar o negocio para o mercado externo. Passados 20 anos, pode – se dizer que o Brasil entra na segunda década deste novo milênio com o potencial de desenvolver um dos maiores programas de ensino do empreendedorismo, comparável com os Estados Unidos. O Brasil vem criando bases, uma nova fase do empreendedorismo no país. Essa fase irá ser representado por dois grandes importantes eventos como : Copa do Mundo de Futebol 2014 e a Olimpíadas de 2016, irá gerar novas oportunidades empreendedoras , será um desenvolvimento de novos negócios no país.Espera-se que para os próximos anos que surgem mais empreendedores focados as oportunidades, promovendo o desenvolvimento do país.

Idade média : o termo empreendedor foi utilizado somente para grandes projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com