TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O turismo nas regiões da Bahia

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

Economia baiana

Tema: O turismo nas regiões da Bahia

Tese: As potencialidades turísticas do estado da Bahia

Problema: O turismo se apresenta como uma atividade econômica relevante nas regiões baianas?

Introdução

O turismo pode ser analisado através de uma série de métodos, entre eles a abordagem institucional, de produto, histórica, gerencial, sociológica, geográfica, interdisciplinar e econômica. É importante ressaltar que neste presente trabalho serão abordados exclusivamente os aspectos econômicos do turismo nas regiões baianas.

Existem três elementos importantes que integram o conceito de turismo: o deslocamento, a residência e o tempo de permanência. Análises mais antigas relacionam o turismo com o deslocamento de viajantes a mais de 50 milhas do local de residência e com a permanência no local visitado por um período superior a 24 horas (VASCONCELLOS; CARVALHO, 2006, p.7-8 apud SILVA; QUEIROZ, 2008, p.3)

Compreende-se por economia, “o estudo de como os seres humanos e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos, com aplicações alternativas, para produzir bens e serviços e distribuí-los para consumo, agora e no futuro, entre as diversas pessoas e grupos da sociedade” (SAMUELSON; NORDHAUSM, apud CARVALHO; VASCONCELLOS, 2006, p.2).

De posse dos conceitos de turismo e de economia buscou-se conceituar a economia do turismo, utilizando-se, para tanto, da definição de Carvalho. Segundo esta, a economia do turismo compreende

(…) o estudo de como a sociedade emprega recursos escassos e usos alternativos, para produzir bens e serviços que se destinam a satisfazer necessidades das pessoas no que se refere ao deslocamento em relação aos seus locais de moradia ou de trabalho, com o objetivo do desfrute de repouso, esporte, cultura, religiosidade, lazer e entretenimento. (CARVALHO, 2002, apud CARVALHO; VASCONCELLOS, 2006, p.9).

O presente trabalho será dividido nas sete áreas turísticas baianas, estabelecidas por meio de uma estratégia das autoridades governamentais da Bahia. Dessa forma será salientado como o turismo se manifesta e quais as suas implicações para a economia. Sendo as regiões: Baía de todos os Santos, Costa das Baleias, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Costa dos Coqueiros, Costa do Descobrimento, Chapada Diamantina.

O Turismo na Bahia

Privilegiado pelas belezas naturais e pelo seu rico patrimônio histórico e cultural, o potencial turístico do Estado da Bahia é imenso e o desenvolvimento do turismo está ajudando a traçar uma “nova geografia” para o estado, reunindo os polos turísticos tradicionais aos novos. Podem-se delinear dois tipos de turismo para o Estado: o litorâneo, mais explorado, e o sertanejo, que começa a se desenvolver com o surgimento do ecoturismo.

A Bahia devido ao seu potencial turístico vem atraindo grupos internacionais, interessados, sobretudo, na realização de investimentos na área de hospedagem / equipamentos de lazer, construindo hotéis, resorts e pousadas. Como sabido, a Bahia e a sua capital desde a primeira metade dos anos 90 foram contempladas com uma série de investimentos públicos direcionados à atividade turística, através de programas específicos, como o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste – PRODETUR – ou de inversões efetuadas com recursos do Tesouro Estadual ou de outras fontes, como o Banco Mundial (BIRD), o Kreditanstalt Für Wiederaufban (KFW), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR).

A Bahia aposta no turismo como um fator para o desenvolvimento, já que ele é visto como um setor que tende a ganhar cada vez mais importância acrescida na vida econômica do estado, uma vez que se tornou um dos mais importantes setores da economia mundial, abrangendo praticamente todas as regiões do nosso planeta e cujo crescimento durante as seis últimas décadas é de continua expansão e diversificação.

O turismo é uma atividade que à medida que se desenvolve, torna-se responsável por satisfazer necessidades múltiplas de ordem psicológica, cultural, social, física, econômica e profissional, mediante o desenvolvimento das sociedades modernas. Ainda que sob o olhar econômico o turismo possa ter alguns pontos em comum com outros setores, a atividade turística é na sua essência completamente distinta dos demais, já que mais do que bens materiais o turismo está intrinsecamente associado ao deslocamento de pessoas, ao usufruto de experiências por parte destas e ao intercâmbio de valores sociais e culturais.

Torna-se evidente ao estudar a Bahia que o seu potencial turístico é gigantesco e com grandes possibilidades exploratórias seja na promoção do turismo entre o espaço nacional ou no âmbito internacional.

As sete áreas turísticas da Bahia

As sete áreas turísticas da Bahia foram estabelecidas a partir de um plano que contempla uma nova geografia turística para o estado. Essa divisão tem como estratégia promover a desconcentração do desenvolvimento turístico baiano, em cada área encontra-se, pelo menos, um destino turístico principal.

1. Baía de Todos os Santos

A BTS é a maior baía do Brasil, com extensão de 1.052 km2 e profundidade de 42 metros. São ao todo 56 ilhas espalhadas, com maior destaque para Itaparica, Madre de Deus, Ilha de Maré, Ilha dos Frades entre outras. Sua formação compõe uma espécie de ancoradouro natural, o que logo despertou o interesse dos portugueses, que enxergaram aí um potencial para a comunicação com a metrópole. No século XVI, o porto ali instalado tornou-se o mais importante de todo o Hemisfério Sul, servindo para o escoamento de produtos não somente brasileiros, mas como de outros países da América Latina. Era também a porta de entrada para os escravos, chegados das diferentes regiões da África, para trabalharem nos engenhos de açúcar do Recôncavo Baiano. Seu nome vem do fato de ter sido fundada no dia 1º de novembro de 1501, dia de todos os santos (ATarde, 2011).

Hoje, ela não é muito explorada no âmbito do turismo (com exceção da capital), devido a falta de estrutura e é por seu potencial inexplorado que a baía de todos os santos se tornou uma das regiões de estratégia para o estado da Bahia.

Enquanto a estrutura não melhora, turistas passam longe dos destinos da Baía de Todos os Santos. Segundo dados de 2011 da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Salvador recebe 32,5% dos turistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com