TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS EM RELAÇÃO AO TURISMO DA BAHIA

Por:   •  2/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS EM RELAÇÃO AO TURISMO DA BAHIA

Por: Beatriz Magnavita Macêdo

Brenda C. Santos Melo

Delisa M. de Santana Santos

Louise Costa dos Santos

Trabalho realizado como uma das exigências da disciplina de Marketing.

ILHÉUS-BAHIA

2016

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS EM RELAÇÃO AO TURISMO DA BAHIA

Beatriz Magnavita Macêdo

Brenda C. Santos Melo

Delisa M. de Santana Santos

Louise Costa dos Santos

RESUMO

Esse trabalho tem por objetivo analisar as oportunidade e ameaças do desenvolvimento econômico da Bahia levando em consideração o turismo como atividade econômica que auxilia no crescimento e desenvolvimento local a partir do momento que agrega melhorias para os seus atores sociais.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Bahia. Turismo. Atividade.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  1. CONCEITOS DE MARKETING
  2. TURISMO
  1. METODOLOGIA

2.1 FONTES DE DADOS

  1. MARKETING TURÍSTICO
  2. PLANEJAMENTO TURÍSTICO
  3. PORTFÓLIO TURÍSTICO
  4. TURISMO DA BAHIA NO MACROAMBIENTE
  5. CONCLUSÃO
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. INTRODUÇÃO

Esse estudo aborda e analisa exclusivamente o mercado do turismo do Estado da Bahia focando nas oportunidades e ameaças desta área, visando à melhor compreensão sobre essa atividade econômica e os impactos ocasionados por esta.

O turismo é compreendido nesse trabalho como uma atividade econômica capaz de promover o desenvolvimento econômico em cidades e regiões. Porém, para que um local possa vir a ser um destino turístico de expressão, capaz de absorver um fluxo significativo de pessoas e capitais, é necessário que haja planejamento para o desenvolvimento desta atividade.

Para conhecer melhor esta área foi realizada uma análise de macroambiente, separados pelas categorias: economia, político legal, tecnologia, meio ambiente e comportamentos, hábitos e tendências dos consumidores.

  1. CONCEITO DE MARKETING

Segundo Kotler (2000), o marketing abrange uma gama de atividades empresariais que visa à satisfação das necessidades e desejos de um, ou de vários mercados, através da criação e oferta de produtos e serviços, por meio de um processo de troca.

  1. TURISMO

Em vários países, o turismo é considerado de grande importância para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), sendo parte do setor de serviços e que cada vez é mais valorizado por diversas culturas e nações distintas. Na economia o setor de serviços é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo, os profissionais precisam estar preparados para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo. Para tanto, os profissionais das diversas áreas precisam conhecer melhor os consumidores de seus serviços, e de qualificação para as necessidades e demanda destes consumidores.

O fenômeno da globalização e seus impactos sobre a política, cultura, economia, sociedade, organizações, entre outros, trazem mudanças no comportamento e no perfil dos consumidores.

Oliveira (1998) distinguiu em sua obra inúmeros tipos de turismo praticados no mundo e enfatiza a importância desse conhecimento para um bom planejamento turístico. São eles: turismo de lazer, turismo de eventos, turismo de águas termais, turismo desportismo, turismo religioso, turismo de juventude, turismo social, turismo cultural, turismo ecológico, turismo de compras, turismo de aventura, turismo gastronômico, turismo de incentivo, turismo de terceira idade, turismo rural, turismo de intercambio, turismo de cruzeiros marítimos, turismo de negócios, turismo técnico, turismo de saúde, entre outros.

  1. METODOLOGIA

A fim de responder aos objetivos da pesquisa, obteve-se um estudo exploratório de dados baseando-se em alguns tópicos da Estatística Descritiva, ou seja, nos conceitos básicos, representação tabular, representação gráfica, dos dados referentes ao Desenvolvimento Econômico em relação ao macroambiente no Turismo da Bahia.

2.1 FONTES DOS DADOS

Os dados foram obtidos do Observatório de Turismo da Bahia, da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR), e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

  1. MARKETING TURÍSTICO

Inúmeros autores definem o marketing turístico, adotando a ótica do produtor, que busca a obtenção de resultados em troca da satisfação de necessidades e desejos, que seus produtos e/ou serviços oferecem aos consumidores.

 Segundo Krippendorf (1980) o marketing turístico é a adaptação sistemática e coordenada da política de empresas de turismo, privadas e do Estado; no plano local, regional, nacional e internacional, visando à plena satisfação das necessidades de determinados grupos de consumidores, obtendo com isso, um lucro apropriado.

Ou seja, todas as definições analisadas colocam como fator de suma importância do marketing a prestação de serviços turísticos, visando à satisfação de necessidade e desejos dos consumidores, independentemente das motivações que os levam a realizar suas viagens.

 

  1. PLANEJAMENTO TURÍSTICO

Como toda atividade ou conjunto de atividades em marketing, é necessário que os serviços de turismo sejam planejados e programados. Os subsídios para o planejamento e programação são gerados mediante pesquisas, as quais em sua estrutura básica são semelhantes a qualquer outra pesquisa de marketing. Porém em virtude de peculiaridades do próprio sistema, alguns dados e informações de caráter mais específico sobre a região em que o sistema será analisado precisam ser coletados, como os tipos de turistas que visitam a região, quais os principais fatores que geram a demanda atual por turismo na região e como estes fluxos podem ser avaliados sob os pontos de vista quantitativos e qualitativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (310.1 Kb)   docx (363.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com