TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO DE EMPRESAS

Projeto de pesquisa: ORÇAMENTO DE EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ESTÁCIO CÂMARA CASCUDO

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

CIÊNCIAS CONTABÉIS

TURMA – 2011

RICARDO RODRIGUESBEZERRIL

NATA/RN

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Objetivo 2

1. 1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL 3

1.2 FINALIDADES DO ORÇAMENTO 4

1.3 DIVISÃO DO ORÇAMENTO 5

2 ETAPAS DO ORÇAMENTO 6

2.1 MONTAGEN DO ORÇAMENTO 6

3 IMPLEMENTAÇÃO 8

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

O estudo do orçamento, segundo alguns autores, remonta à década de 1 920. Na verdade, a gestão organizacional vem tendo saltos de qualidade desde a Revolução Industrial no Século XIX. Esta evolução na gestão proporcionou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo do orçamento tradicional. Surgiram então o Orçamento de Desempenho, o Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento (PPBS), o Orçamento Base Zero, o Orçamento-Programa, o Beyond Budgeting, o Rationalisation des Choix Budgetaires, dentre outras.

Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.

Objetivo Geral

Apresentar de que forma o orçamento contribui para que o objetivo que foi traçado seja realmente alcançado.

1.1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Entendemos que orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. O orçamento geralmente é anual, mas, também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração empresarial, com a finalidade de atingir os resultados lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

Assim podemos afirmar que o orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo. Os orçamentos podem ser de vendas, de produção, custos de produção, de capital e de caixa.

O orçamento surge como seqüência à montagem do plano estratégico, permitindo focar e identificar, num horizonte menor, de um exercício fiscal, as suas ações mais importantes. O orçamento existe para programar as decisões do plano estratégico. Dessa forma, quando as decisões não forem tomadas no plano estratégico, algum impacto no gerenciamento dos elementos internos da empresa deve ocorrer. Nesse sentido, uma vez tendo feito um adequado trabalho na montagem do plano estratégico, o orçamento tem muita chance de ser elaborado com coerência e consistência.

1.2 Finalidades do Orçamento

O orçamento tem como finalidade descobrir as oportunidades de aumentar as receitas reduzindo os gastos, demonstrar informações relevantes para o processo decisório, projetar gastos e investimentos, é uma ferramenta que permite acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios do plano sejam analisados e controlados.

O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias. Ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recurso empregados pela empresa.

No que diz respeito às fases do orçamento, deverá ser iniciado com pelo menos três meses de antecedência da sua implementação, partindo do inventário das hipóteses e seguida pela escolha das hipóteses que puderem ser validadas, implementação das hipóteses e acompanhamento dos resultados - controle.

Caberá ao administrador financeiro verificar as diferenças entre o orçado e o planejado, com o intuito de implementar as mudanças necessárias, quando o orçado ficar abaixo do real e a manutenção dos resultados, e de manter os resultados, quando estes forem superiores aos orçados.

1.3 Divsão do Orçamento

Os orçamentos dividem-se em:

(a) orçamento de vendas,

(b) orçamento de produção,

(c) orçamento de custos da produção,

(d) orçamento de custos administrativos e com vendas,

(e) orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados,

(f) orçamento de capital

(g) orçamento de caixa.

Os seus métodos de controle de todos os orçamentos (relatórios, sistemas de informática, check-lists) devem possuir uma linguagem comum, visando facilitar o fluxo dos dados e sua integração, bem como possibilitar o bom entendimento, o acompanhamento e a tomada de decisões por parte dos gestores.

O orçamento requer uma discussão dos objetivos em todos os níveis hierárquicos da organização, o que gera um aumento da integração e do comprometimento por parte dos colaboradores, uma vez que eles envolvem-se diretamente com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com