TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estados Unidos da América

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

Estados Unidos da América

Os Estados Unidos são a maior economia do mundo e possui um alto desenvolvimento socioeconômico, com menos de 5% da população mundial, são responsáveis por cerca de 20% de toda a riqueza produzida no planeta. Está classificado como o 4º país de maior IDH mundial, ficando atrás apenas da Noruega, Austrália e Nova Zelândia, respectivamente.

 A economia norte-americana funciona totalmente dentro dos parâmetros capitalistas. Com um mercado consumidor interno forte, a produção dos Estados Unidos também visa as exportações. O país se destaca na produção de produtos industrializados e tecnologia, grande parte da indústria norte-americana concentra-se nas regiões sudeste e nordeste, embora também haja grande produção de manufaturados no estado da Califórnia.

É o ponto central do bloco econômico Nafta, atuando como a principal economia do bloco e gerando uma relação de dependência para com os seus vizinhos. Portanto, a atuação do país nesse bloco econômico se faz, principalmente, no sentido de aumentar suas exportações e utilizar um amplo mercado consumidor existente. Além disso, com o Nafta, os Estados Unidos reduziram consideravelmente os seus custos com importações de matérias-primas e de produtos industriais de base.

Perceba que seu IDH desde 1980 é alto e a partir de 2005 evoluiu-se para muito alto, demontrando assim a supremacia americana. Manteve-se estagnado de 2006 a 2010, devido a Crise de 2008 que o país enfrentou uma crise financeira iniciada com o excesso e abuso na concessão de hipotecas, que se espalhou por todos os setores.

 Confira abaixo a tabela com a evolução do IDH dos Estados Unidos em comparação ao mundo:

[pic 1]

Fonte: http://www.deepask.com/goes?page=estados-unidos-Confira-a-evolucao-do-IDH---indice-de-desenvolvimento-humano---no-seu-pais

Segue gráfico da evolução do IDH dos Estados Unidos ao longo dos anos:

[pic 2]

Fonte: http://pt.actualitix.com/pais/usa/estados-unidos-indice-de-desenvolvimento-humano.php

Renda

Segundo o Estadão, a camada 1% mais rica da população concentrou 19,3% da renda das famílias norte-americanas em 2012. A desigualdade de renda nos EUA está em constante crescimento nas últimas três décadas, mas até então não havia superado o recorde de 1927, quando a porção 1% mais rica das famílias norte-americanas concentrou 18,7% da renda antes da incidência de impostos.

O estudo mostra, ainda, que a atual retomada econômica dos EUA praticamente só tem beneficiado a população mais rica. Enquanto as estatísticas oficias mostram que a renda média subiu 6% de 2009 a 2012,  explica-se que os ganhos do 1% mais rico cresceram 31,4% no período, enquanto os dos demais 99% ficaram estagnados, com uma alta de apenas 0,4% em três anos.

[pic 3]

Fonte: http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2013/09/17/10-mais-ricos-tem-50-da-renda-nos-eua-maior-concentracao-desde-1917/

Estado de bem-estar social dos Estados Unidos é um dos menos extensos do mundo desenvolvido, o que diminui a sua capacidade de reduzir a pobreza relativa e absoluta consideravelmente menos do que a média para os países ricos, embora os gastos sociais per capita públicos e privados combinados sejam relativamente altos. Enquanto o Estado de bem-estar americano reduza eficazmente a pobreza entre os idosos, presta relativamente pouca assistência para os mais jovens. Um estudo de 2007 da UNICEF sobre o bem-estar infantil em vinte e uma nações industrializadas classificou os Estados Unidos em penúltimo lugar. 

Gráfico comparando o IDH Renda do Estados Unidos em relação ao mundo.

[pic 4]

Fonte: http://www.deepask.com/goes?page=estados-unidos-Confira-a-evolucao-do-IDH---indice-de-desenvolvimento-humano---no-seu-pais

Educação

Os Estados Unidos possuem uma população relativamente educada. Estima-se que 99% da população americana seja alfabetizada. Em 2003, havia 76,6 milhões de estudantes frequentando a escola. Destes, 72% entre 12 e 17 anos de idade foram consideradas academicamente "no caminho" pela sua idade. 5,2 milhões (10,4%) dos estudantes frequentam escolas privadas. Entre a população adulta, mais de 85% da população americana possui um diploma de segundo grau, e 27% possui um diploma de ensino superior. Porém, alunos americanos possuem notas abaixo da média quanto a tópicos relacionados com ciências e matemática, em comparação a outros países desenvolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (211.1 Kb)   docx (85.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com