TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Mercados Internacionais

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a distância (AD)

Disciplina: Mercados Internacionais II – Europa e África

Curso: Relações Internacionais

Professor:

Nome do aluno: Felipe Bitencourt Pacheco

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

No seu material didático, você estudou algumas perspectivas teóricas para a análise de mercados internacionais, e pôde observar questões gerais do continente Europeu que são relevantes para a análise de mercados internacionais específicos daquele continente.

A partir destes estudos e com apoio de pesquisas de dados em sites especializados, responda os itens abaixo: (10,0 pontos)

Roménia: O país aderiu ao bloco da União Europeia em 1 de Janeiro de 2007. Sendo que começou a transição do comunismo, em 1989, com uma base industrial obsoleta e um padrão de saída inadequada para as necessidades do país. O consumo e investimento doméstico alimentou o crescimento forte do PIB, mas levou a grandes desequilíbrios em conta corrente. Ganhos macroeconômicos da Romênia só recentemente começaram a estimular a criação de uma classe média e para combater a pobreza generalizada da Roménia.

No que desrespeita a corrupção e a burocracia, continuam a permear o ambiente de negócios. Com o resultado da crise financeira global, Romênia assinou contrato para um pacote de ajuda de 26000 milhões dólares de emergência do FMI, a UE e outros credores internacionais. Já o PIB contraiu de 2009 a 2011, e em março de 2011, a Roménia eo FMI / EU / Banco Mundial assinaram um acordo de stand by (estar presente, estar ao lado, estar de prontidão, estar em espera) de 24 meses, no valor de 6,6 bilhões dólares, para promover a disciplina fiscal, incentivar o progresso nas reformas estruturais, e fortalecer o setor financeiro estabilidade. Em setembro de 2013, as autoridades romenas e do FMI / UE concordaram com um follow-on acordo stand-by, no valor de $ 5,4 bilhões, para continuar com as reformas, apesar de Bucareste anunciou que não pretende desenhar fundos no âmbito do acordo.

Sendo assim o crescimento económico acelerou em 2013, impulsionado por fortes exportações industriais e uma excelente safra agrícola; em dezembro de 2013 a inflação caiu para uma baixa taxa anual histórica de 1,6%; sendo que o déficit em conta corrente também foi reduzido substancialmente.

Lituânia : O pais ganhou adesão à Organização Mundial do Comércio e aderiu à UE em maio de 2004. Mesmo assim apesar da sua adesão à UE, o comércio da Lituânia se concentra com seus vizinhos da Europa do Leste e com a Rússia. Sendo responsável por uma parte significativa do comércio total. Os investimentos estrangeiros e de apoio às empresas ajudaram na transição da economia de comando antigo para uma economia de mercado.

As três ex-repúblicas bálticas soviéticos estavam entre os mais atingidos pela crise financeira de 2008-09. Os esforços do governo para atrair investimentos estrangeiros, para o desenvolvimento de mercados de exportação, e para prosseguir as reformas económicas tem sido fundamental para a recuperação rápida da Lituânia a partir de uma profunda recessão, fazendo Lituânia uma das economias de mais rápido crescimento na UE.

Lituânia está empenhada em cumprir os critérios de Maastricht para aderir à zona euro, o que o governo espera alcançar em 2015 sob a liderança do Partido Conservador, Lituânia aumentou o salário mínimo mensal em janeiro de 2012 cerca de 25% em relação a 2011 Em janeiro de 2013, o novo governo liderado pelo social-democrata aumentou o salário mínimo mais 25% em relação a janeiro de 2012. Apesar dos esforços do governo, o desemprego ainda permanece elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (315.1 Kb)   docx (409.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com