TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Micro-organismos produzem substancias toxicas

Por:   •  13/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 6

                        [pic 1]

                                     PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

                                    ZOO1008- MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA- A01/3

                           

                          Profª  VALERIA CRISTINA DE CARVALHO ZAMPRONHA

                         Exotoxinas, Endotoxinas, Micotoxinas e Ionóforos

Aluno: Lucas Garcês Feitosa

                                                 Goiânia 2017/2

                                                  Introdução

Os micro-organismos produzem substancias toxicas, essa capacidade é denominada de toxigenicidade, que provem da identificação das estruturas das bactérias gram-positivas e gram-negativas, a técnica de Gram que é conhecida como coloração de Gram foi um método desenvolvido por Hans Christian Joachim Gram em 1884, que permitia a identificação das bactérias pelas diferentes estruturas e paredes logo após a aplicação de um agente químico, bactérias que fixam a coloração azul violeta são denominadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelho é denominadas de Gram-negativas.

Dado o início das historias das micotoxinas em 1960 no Reino Unido após um carregamento de amendoim de origem Brasileira e Africana ter passado por problemas na navegação, esse alimento que foi destinado a aves que ouve mortes sem explicações após o consumo, onde o mesmo estava contaminado por uma substancia fluorescente produzida por fungo Aspergillus. Logo em seguida em 1962 que começaram pesquisas e foram descobrindo novos fungos.

Com buscas de novas tecnologias que proporcionam o aumentar da produção de alimentos nos últimos 20 anos, foram progredindo com substanciais na criação de aves, suínos, ruminantes e outras espécies animais de interesse zootécnico. Um dos desenvolvimentos mais notável nesta área foi à descoberta os ionóforos.

Exotoxinas

         As exotoxinas são elaboradas e provenientes de parte de sua evolução no interior de algumas bactérias, são consideradas de natureza proteica e enzimática, capazes de realizar catálise de reações especificas de bioquímica, sendo excretada para o exterior da bactéria, atuam com bastante perigo podendo se multiplicar seguidas vezes em baixas quantidades. Elas podem ser Gram-positivas e Gram-negativas codificadas com genes que carregam plasmídeos bacterianos e bacteriófagos.

        As toxinas são basicamente solúveis em líquidos corporais, podendo assim espalhar facilmente no sangue com extrema rapidez e de forma contínua, assim agem anulando lugares específicos das células hospedeiras e retraindo as funções metabólicas.

         São classificadas em três grupos as exotoxinas que os quais são toxina A-B, as primeiras a serem descobertas, foram nomeadas em duas partes, onde A representa o componente ativo enzimático e o B a de ligação enzimático, porque as duas são polipeptídicas. As toxinas danificadoras de membrana provocam a lise (etapa de destruição ou diluição da celular que provoca a ruptura da membrana plasmática) outros provocam a abertura de canais peptídicos na membrana plasmática e também temos os que degeneram a camada fosfolipidica da membrana, são subclassificações, lucocidinas que provocam a morte de leucócitos e fagócitos, hemolisinas que quebram os eritrócitos formando canais polipeptídicos e a estreptolisinas que fica desativada na presença de oxigênio atmosférico e produzem estreptococos. As superantígenos, proteínas bacterianas que respondem com extrema rapidez ao sistema imunológico de forma acentuada, se espalham de forma rápida e eficaz por denominação das células T que são células do tipo linfócitos que combatem contra organismos e corpos estranhos no local da infecção.  

Exemplo de exotoxina:

       Segundo BÖHNEL, botulismo é uma intoxicação caracterizada pela paralisia motora rápida, ocasionada pela toxina do Clostridium botulinum, um microrganismo que prolifera em carcaças em decomposição e algumas vezes na matéria vegetal. De acordo com LOBATO, a vacinação é considerada a medida profilática mais importante contra o botulismo. Apesar disso, a proteção vacinal depende da dose ingerida da toxina, pois os animais vacinados podem desenvolver a doença quando expostos a grandes quantidades desta.  Além do mais, a melhoria das condições ambientais e sanitárias com a eliminação das fontes de intoxicação e uma adequada suplementação alimentar são essenciais para a prevenção da intoxicação. A prática de apenas enterrar as carcaças não é recomendada, pois animais escavadores trazem à superfície os restos contaminados. Portanto, o ideal é removê-las, incinerá-las e posteriormente enterrá-las em áreas onde os demais animais não tenham acesso (PIMENTEL, 1993).

Endotoxinas

             As endotoxinas são proporções da parede celular de bactérias Gram-negativas, onde as mesmas constituem uma membrana externa que contorna uma parede peptideoglicana, formada por lipoproteínas, fosfolipídios e lipopolissacarídeos. O (LPS) denominado lipídeo A que são as endotoxinas.                 Quando as bactérias Gram-negativas sofre uma lise que é a quebra da membrana, ela morre assim liberando as endotoxinas, porém também podem ser liberadas através de uma multiplicação bacteriana. A utilização de antibióticos no tratamento de bactérias Gram-negativas pode ser perigosa e não muito efetiva, podendo causar o agravamento do quadro medico do animal, pois a medicação quebra a membrana com a reação da lise, assim aumentando a toxidade, porém não produzem antitoxinas que fazem efeito, os anticorpos estarão presentes mais não são eficazes no controle dos efeitos das toxinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (355 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com