TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Substâncias tóxicas

Tese: Substâncias tóxicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Este texto tem o objetivo de analisar o vídeo feito por Annie Leonard, “A história das coisas”, procurando mostrar os diversos significados que são atribuídos à palavra “coisa” e como Annie Leonard tem a sua própria interpretação do sistema adotado pelos Estados Unidos ao quais vários países procuram imitar e se aprofundar em alguns dos temas abordados no documentário, como exploração, imigração, poluição e reciclagem, mostrando cada etapa do processo de industrialização e todos os ricos que correm as pessoas envolvidas diretamente e indiremente nele, assim como o meio ambiente.

A extração é a primeira faze da produção para o abastecimento do mundo, e é também o inicio da agressão ao meio ambiente. Os recursos naturais são ilimitados e estão cada vez mais escassos devido ao falto de apenas extrair, sem se preocupar com o reflorestamento ou a preservação. A falta de recursos naturais acaba fazendo com que os países de primeiro mundo se aproveitem dos países de terceiro mundo, ou seja, após esgotarem toda a matéria prima do seu pais passam a extrair a matéria prima de outros países, afirmando que aquela terra onde o povo cresceu e se sustenta não pertence à eles.

O desmatamento e a desapropriação da terra fazem com que a população que dependia dela para moradia e sustento se mude para a cidade, muitas vezes se mudando para os países que lhe tiraram a terra à procura de uma melhora de vida. A grande demanda de pessoas na cidade acaba causando desemprego, o que leva a população de imigrantes a trabalharem em situações precárias de diversas formas, como nas fábricas, onde são expostos a substancias toxicas e radiações que além de causar mal a própria saúde acaba afetando os seus futuros descendentes, principalmente no caso de mulheres grávidas.

As substancias toxicas não são apenas um problema para as pessoas que trabalham diretamente com ela. Elas são expelidas no ar pelas as fábricas, que atualmente são consideradas um dos maiores poluidores da atmosfera. A poluição do ar é responsável pela a existência da chuva acida, esta contribui para o inicio do processo de industrialização, o desmatamento. Milhares de plantas são condenadas por causa da acides da chuva. A poluição também causa doenças respiratórias e cardiovasculares, além de diminuir a capacidade de concentração de crianças expostas por um longo período ao ar toxico.

Todo o estrago não se limita apenas a parte da fabricação, o produto depois de pronto e usado é descartado em forma de lixo, que é jogado em aterro sanitário e muito vezes incinerado antes do ato. Esse tipo de processo não prejudica apenas o ar, mas também a terra e a água. Uma boa alternativa seria a reciclagem. Com ela além de diminuir o lixo é possível economizar na matéria prima, porque não se tornara necessário tirar mais produtos naturais já que é possível reaproveitar o que já se tem. Mas deve sempre se lembrar que nem tudo pode ser reciclado, como uma caixa de leite que tem em sua composição plástico, papel e alumínio.

Em “A historia das coisas”, Annie Leonard usa a palavra coisa não apenas para se referia aos objetos, mas também para todo o processo de fabricação e o modo de vida da maioria da população, ou seja, o capitalismo. Um sistema que deveria ser administrado pelo o estado porem ao invés disso é controlado pelas as corporações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com