TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ZULMIRA PINTO GUEDES NO MUNICIPIO DE TRACUATEUA-PA

Por:   •  6/12/2017  •  Artigo  •  8.419 Palavras (34 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CAPANEMA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

Nailza Neves dos Santos

OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ZULMIRA PINTO GUEDES NO MUNICIPIO DE TRACUATEUA-PA

Tracuteua-Pa

2017

Nailza Neves dos Santos

OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ZULMIRA PINTO GUEDES NO MUNICIPIO DE TRACUATEUA-PA

Trabalho elaborado por Cláudia Melo de Sousa, submetida à banca examinadora, como requisito para obtenção de título de licenciatura plena em Pedagogia.

Sob orientação da professora Cristina Simone Reis Oliveira

Capanema-Pa

2017

Nailza Neves dos Santos

OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: um olhar sobre a Educação Especial no Ensino Fundamental na Escola Zulmira Pinto Guedes no Municipio de Tracuateua-PA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, como requisito para obtenção de grau em Licenciatura Plena.

Banca Examinadora: aprovado em ____/____/____

_____________________________________________________________

Professora Esp. Cristina Simone Reis Oliveira (orientadora acadêmica)

_______________________________________________________________

Professor Msc. Adão Souza Borges (avaliador)

UFPA-campus Bragança

_______________________________________________________________.

Professor Esp. Rossivaldo da Silva Sampaio (avaliador)

UFPA-campus Bragança

Capanema-Pa

2017

DEDICATÓRIA

Ao meu pai Paulo Sérgio (in memória), por todo amor, incentivo, confiança e dedicação, sei o quanto você queria ver esse sonho realizado. Mas, infelizmente não pôde acompanhar o final dessa história. Te agradeço pelo pai maravilhoso que sempre foi. Te amo!

À minha mãe rainha Deusimar, as minhas irmãs, Cleudiane, Cirlene e Cristiane e Maria de Nazaré e a meu irmão Paulo Sergio.

Pela alegria e apoio incondicional.

E pelo amor, união e força no momento mais difícil de nossas vidas.

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais, irmãos, sobrinhos e a toda minha família que, com muito carinho e apoio, me incentivaram para que eu concluísse esta etapa da minha vida.

A Universidade Federal do Pará (Campus de Capanema) e ao Programa Parfor (Plano Nacional de Professores da Educação Básica) pelo suporte e oportunidade de me formar em pedagogia.

Aos meus amigos, pela alegria, tristezas e dores compartilhadas e por fazerem dos dias na faculdade, dias mais felizes. Juntos trilhamos uma etapa importante das nossas vidas.

À minha amiga Nailza Neves, apoio e toda contribuição na conclusão desse trabalho.

À Professora Cristina Simone Reis Oliveira, pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão deste trabalho.

Enfim agradeço a todos que de alguma forma especial ajudaram a chegar até aqui

“Todo o ato educativo é um ato feito de desafio, de imprevisível, de novo. É no confronto com as exigências que o quotidiano nos traz, que nos vamos fazendo mais e melhores educadores.” (Peças, 2003, p. 141).

RESUMO

Esta pesquisa foi apresentada como objetivo de revelar como a escola Zulmira Pinto Guedes, está caminhando a passos lentos ao assumiras pessoas com deficiências, as problemáticas em relação da infraestrutura e o despreparo dos profissionais para atuarem na aprendizagem das crianças especiais. As discussões demandas nesse trabalho deixarem cada vez mais evidente, que as relações das políticas públicas e a integração dos alunos com deficiências. Usou-se com metodologia a aplicação de questionário dirigido, tal pesquisa de campo na escola direcionada aos professores que trabalham com alunos especiais. Os resultados evidenciam que ainda tem-se muito a que fazer pois o pano de fundo da escola ainda está num momento de adormecimento, pois a instituição não consegue se organizar para as práticas de educação necessária assumir de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.9 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com